Vestibular

FIES – Como Funciona? Informações

Atualmente para encontrar um bom emprego, temos que estar totalmente capacitados a determinadas vagas. Na maioria das vezes estar capacitado está ligado a ter uma boa qualidade de estudo. Sendo assim, um curso superior acaba sendo a única saída para pessoas que querem ser reconhecidas dentro do mercado de trabalho.

No entanto, alguns problemas ainda impedem que o brasileiro consiga fazer um curso superior. Entre esses problemas está a falta de tempo, como no caso de uma pessoa que trabalha o dia todo e acaba chegando muito tarde a sua residência.

Porém, o problema muito mais comum, acaba sendo o financeiro. Isso acaba atrapalhando a maioria das pessoas, uma vez que, grande maioria tem família para tratar ou até mesmo ganham pouco em seu serviço, o que acaba dificultando o pagamento de uma mensalidade na faculdade.

Para esse tipo de problema, a melhor saída é, com certeza, adquirir uma bolsa de estudos, mas a maioria das bolsas são muito concorridas e grande maioria das pessoas que fazem o processo seletivo acaba não conseguindo passar.

O governo, pensando nessas pessoas que não tinham oportunidade de fazer um curso superior devido a problemas financeiro, resolveu criar um programa que oferece uma forma simples de financiamento estudantil.

Esse programa é o Fies, seu funcionamento é simples, porém oferece vários benefícios a vida de uma pessoa que quer fazer um curso superior. Basicamente, o programa é um financiamento, sendo assim o mesmo tem suas parcelas prolongadas para mais tempo.

Dessa forma, a mensalidade acaba ficando menor, o que acaba ajudando as pessoas de baixa renda e assim, acabam possibilitando os estudos. Mas para participar do programa não é tão simples, o que acontece é que o governo não consegue oferecer esse benefício para todos, sendo assim a única saída é fazer um processo seletivo onde o MEC irá avaliar a pessoa que está apta a receber determinado benefício.

Em todo caso para saber um pouco mais em relação ao Fies basta entrar nesse site (http://sisfiesportal.mec.gov.br/), ele é oficial do MEC e nele você encontra todas as informações referente ao programa. Além disso, essa página também oferece uma forma simples para cadastro, onde você também pode fazer consultas referentes ao resultado e também confirmação de inscrição.

Redação Vagas Abertas

Coordenação de jornalismo do Vagas Abertas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo