Dicas

Fumar em Horário de Trabalho – A Empresa pode Proibir ?

A quantidade de indivíduos que fumam ainda é bastante elevada e é claro que um número considerável é empregado em algum lugar. Tendo um superior para obedecer e regras profissionais, cabe a pergunta: a empresa pode proibir algum indivíduo de fumar em horário de trabalho?

Alguns fumantes concordam que essa é uma especificação da qual a empresa tem direito, uma vez que ela pode estabelecer as suas normas e os profissionais precisam seguir. Já outros acreditam que isso é quase um abuso de autoridade e que não existiria nenhum prejuízo em deixar que os fumantes façam isso no seu expediente.

Pode causar prejuízo, sim!

Quando um colaborador fuma em seu horário de trabalho, podem existir inúmeros prejuízos para qualquer empresa. O primeiro a se apontar é que a pessoa vai precisar deixar a sua função para sair, uma vez que fumar dentro das dependências não é autorizado. Se ele sai, ele não está produzindo e, quando não se produz, é certo que não se lucra.

Se o colaborador não sair para fumar, a situação pode ser ainda mais complicada: dependendo do material que ele maneja, ele pode até incendiar o seu local de trabalho.

Problemas de saúde

Passando a um argumento que não se relaciona à prejuízos financeiros imediatos, é preciso considerar a saúde dos colaboradores que não fumam. Quando um dos funcionários fuma no horário de trabalho, pode espalhar toda a fumaça e prejudicar aqueles que têm alergia, que têm dificuldades respiratórias e mais.

Uma vez que isso acontece no horário de trabalho, o chefe poderá até mesmo ser processado: afinal, uma condição que prejudicou a saúde ocorreu no seu estabelecimento e é ele quem tem de responder.

Sendo assim, ele pode proibir?

Na realidade, a empresa até deve proibir. Não existe problema se esse colaborador fumar no seu horário de almoço ou mesmo antes de iniciar o seu expediente, mas enquanto está no horário de trabalho, não. Os chefes podem autorizar, mas os que proíbem também estão em seu direito e os colaboradores devem respeitar.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo