Gabarito do Enem 2018 – Baixar, preliminar e oficial

Além de estarem no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), os estudantes brasileiros também se preocupam em como achar o gabarito oficial e quando ele fica disponível. Para a edição do ano de 2018, ainda se tem muitos meses: afinal, ainda se terá o exame de 2017. Porém, os meios para que o Ministério da Educação (MEC) apresente os gabaritos não é alterado, então vale já conhecê-lo.

O Exame Nacional do Ensino Médio é sempre organizado por um conjunto: o MEC, como citado, atua com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e é esta organização quem gera e quem divulga o gabarito oficial em todas as edições.

Os concursos públicos e os vestibulares tendem a apresentar um gabarito preliminar, que é aquele com uma correção não-oficial, servindo somente para que os participantes possam estimar o que já acertaram e que questões podem ter errado.

No caso do ENEM, não se tem um gabarito preliminar: o único gabarito que os estudantes veem é já o oficial e que foi preparado pelos especialistas que são recrutados e com o INEP realizando a supervisão.

Na verdade, o ENEM 2018 não terá somente um gabarito: são 8 e separados por 4 cores. A razão é que existem 4 tipos diferentes de provas e, sendo dois dias, existe um gabarito para cada cor e para cada dia, o que soma 8. Os candidatos vão visualizá-los na página http://portal.inep.gov.br/.

Aspectos gerais relacionados ao gabarito

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio só acharão o gabarito oficial de 2018 com o INEP. Por isso, qualquer site de terceiros que afirme que o seu gabarito é o correto não deve ser visualizado. A apresentação desses gabaritos é, normalmente, na segunda-feira após as duas provas.

No caso de os estudantes acharem que alguma questão não está com a correão devida no gabarito, vai ser preciso contatar o INEP para solicitar a possível vista de prova. Destaca-se que o Instituto Anísio Teixeira pode, nos primeiros dias, fazer alterações nos seus gabaritos.