IAPEN AC 2017 – Agente Penitenciário –  Edital e Inscrições

O Instituto de Administração Penitenciária (IAPEN) do Acre tem novas admissões para os agentes penitenciários em 2017. Serão 70 vagas e requere-se diploma de nível superior, apesar de não se exigir que ele seja de qualquer profissão em especial. Contudo, ele precisa ter o registro e a formação pode ter ocorrido em qualquer unidade federativa.

O edital não é para contratação de efetivos, ou seja, os agentes penitenciários do Acre serão somente temporários, havendo contrato para eles de 24 meses. Conforme a lotação dos presídios ou a quantidade de aposentadorias e de outras baixas, os servidores poderão continuar por mais dois anos como contratados da IAPEN.

É esperado que o Instituto de Administração Penitenciária requeira atestado de antecedentes criminais (que pode ser dado pela Polícia Civil do Acre) além de haver investigação social também antes do empossamento. Os indivíduos vão ter análise curricular, mas os que nunca foram agentes penitenciários podem participar.

Do mesmo modo que os contratos, a validade que a IAPEN coloca para o processo seletivo é de 24 meses e ela também pode ser maior: se os presídios precisarem empossar mais agentes, então a validade também deverá ser estendida.

Os agentes vão trabalhar por 40 horas semanais, existindo escala que inclui o fim de semana. A municipalidade do Acre pagará a eles R$ 2.900,00, havendo o adicional de insalubridade. Os admitidos pelo Instituto de Administração serão majoritariamente homens: para eles, as vagas são de 58. As agentes femininas serão 12 e, claro, atuarão nas penitenciárias de mulheres.

Os inscritos precisam conseguir ir a Rio Branco, já que os presídios que receberão esses servidores novos são da capital. Os agentes penitenciários, eventualmente, recebem auxilio transporte.

Inscrições

A Secretaria de Estado da Gestão Administrativa (SGA) é a banca e o seu site é o http://www.sga.ac.gov.br/. Os candidatos a agentes penitenciários vão se inscrever até o dia 4 de setembro. É importante que esses profissionais continuem indo ao edital periodicamente porque é nele que a SGA vai mostrar qualquer tipo de aviso.