Cursos

Inscrição CIL DF 2023 – Como participar, Inscrições

Dominar um segundo idioma, sobretudo o inglês, é muito importante para quem quer se destacar na carreira, ganhar um salário maior ou até mesmo mudar para outro país.

Mas, como se sabe, fazer um curso de idioma nem sempre é possível para muitas pessoas, boa parte disso em função do preço. Um curso deste tipo costuma ser caro, tornando-se inviável para o orçamento de muitas famílias.

Felizmente, existem boas opções gratuitas, que permitem que pessoas carentes aprendam a língua inglesa, construindo assim um futuro melhor. E uma destas opções é o CIL, o Centro Interdisciplinar de línguas, que oferece ensino de inglês gratuito a alunos a partir do 6º ano do ensino público.

Como participar

Para participar, é preciso que o interessado esteja matriculado em uma escola da rede pública do Distrito Federal e esteja cursando a partir do sexto ano do ensino fundamental, incluindo o ensino médio ou, ainda, o segundo e terceiro anos do Ensino para Jovens e Adultos, o EJA.

Os alunos podem estudar, além do inglês, outros três idiomas (espanhol, francês e japonês) e é possível se inscrever em até quatro cursos. As aulas ocorrem em horários distintos, para que o estudante não perca nenhuma aula.

Inscrições

Ficou interessado em aproveitar essa oportunidade? Então é preciso ficar atento ao site da secretaria de educação do Distrito Federal. Fique atento ao cronograma de abertura das vagas, pois elas encerram muito rápido.

Dentro do prazo, os alunos podem se inscrever para participar dos cursos em horários contrários ao de suas aulas tradicionais. Os cursos de idiomas não podem concorrer com o ensino tradicional.

Depois de inscrito, basta ficar atento ao cronograma de anúncio de vagas. Costuma haver duas listas de selecionados, para que o maior número possível de alunos possa se inscrever.

Você foi selecionado? Que ótimo! Fique atento então aos documentos que você deve apresentar para garantir sua vaga: carteira de identidade do estudante (menores de 18 anos precisam apresentar documentos dos responsáveis), CPF do estudante, duas fotos 3×4, comprovante de renda e declaração de escolaridade atualizada.

Feita a matrícula, fique atento ao início das aulas, que acontecem presencialmente, de acordo com o cronograma divulgado pelas escolas que ministrarão as disciplinas.

Caso o aluno aprovado não possa se inscrever, sua vaga será destinada ao aluno que ficou diretamente atrás deste, iniciando-se assim a reserva de vagas para outras turmas. São preenchidas suas listas de vagas para os cursos.

E então? Ficou interessado em estudar inglês de graça? Então anote no seu caderninho o endereço www.educacaodf.gov.br e preencher todo o cadastro. Fique atento também ao cronograma de abertura e encerramento de inscrições, para que não perca o prazo.

Saber falar inglês abre portas, e se você tem a oportunidade de estudar sem gastar tanto, aproveite. Afinal de contas, o conhecimento é a melhor arma para o futuro. Tanto jovens como adultos não só podem como devem fazer este curso, para garantir um futuro melhor ou, quem sabe, aquela viagem dos sonhos para outro país?

 

 

Redação Vagas Abertas

Coordenação de jornalismo do Vagas Abertas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo