MedioTec 2018 – Inscrições

As propostas de que os estudantes que estão no ensino médio possam integrá-lo aos cursos técnicos deixaram de ser propostas por meio do Mediotec, com o qual muitos alunos estão tendo formação técnica ao mesmo tempo em que estão fazendo o seu ciclo básico.

Os governos estaduais, ao lado do Ministério da Educação (MEC) têm cursos novos para os que desejarem estar no Mediotec no ano de 2018.

Como os estudantes usam esse Mediotec?

Os estudantes vão realizar qualquer curso técnico dentre os que são liberados em conjunto com as suas matérias normais e na sua própria unidade escolar. Para isso, essas unidades vão ficar com esses alunos no período integral e eles precisarão ter almoço.

Antes de os alunos definirem o curso que os interessa, devem ver se ele está no seu contra turno e se a sua unidade vai disponibilizá-lo. É possível que alguns desses cursos técnicos sejam dados somente uma vez por semana: nos dias sem essa formação técnica, não se precisa ficar em período integral.

Qualquer ano?

Os alunos que desejam a formação do Mediotec podem ser do primeiro ou do segundo ano, já que essas formações costumam levar um ano e meio. Apesar disso, alguns cursos podem ter de um ano ou de um semestre e nesses eles poderão estar. Na inscrição, esses interessados ficam sabendo dos materiais e da duração.

Cursos

Muitas unidades escolares têm as seguintes formações: Instrumento Musical, Controle de Qualidade, Eventos, Recursos Pesqueiros, Áudio e Vídeo, Aquicultura e outros. Há formações para a Museologia, para a Hospedagem e outros que os estudantes nem sabem que podem estudar.

É esperado que as unidades escolares não tenham os mesmos cursos disponibilizados. Contudo, os que forem ofertados estarão bem equiparados àqueles que os institutos como o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) têm.

Inscrições

Os estudantes precisam, com os seus responsáveis, ir à sua escola e fazer a inscrição na sua secretaria até o dia 20 de julho. Recorda-se que essas escolas devem ser as estaduais e que o MEC trata do Mediotec em http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/41151.