Mesário Voluntário Eleições 2014 – Participar, TRE

Neste ano de 2015 não haverá eleições para nenhum dos níveis governamentais (Federal, Estadual, Distrital ou Municipal) em todo o país, embora possa ocorrer alguma eleição em caráter especial visto a Justiça cassar algum Prefeito, Governador ou haver votação favorável ao um eventual impeachment da Presidente da República Dilma Roussef – segundo a lei se o Presidente do Brasil for cassado antes de completar dois anos de mandato deverá ser realizada nova eleição para o cargo.

Mas para a realização de quaisquer eleições uma figura é necessária: o mesário. No Brasil são poucas as pessoas que procuram ser mesários voluntários o que faz com que os Tribunais Regionais Eleitoral acabam por exercer o seu direito em lei de convocar eleitores para trabalhar nas eleições.

Mesário Voluntário Eleições 2014 - Participar, TRE 01

Quem pode ser mesário

Pode ser mesário voluntário todo eleitor que for maior de 18 anos e que estiver em situação regular com a Justiça Eleitoral. No dia da eleição o mesário voluntário deve ficar na Seção Eleitoral desde o inicio até o final da eleição com a responsabilidade de organizar todos os trabalhos. a função do mesário é receber o eleitor, colher e conferir a assinatura do mesmo no caderno de votação. Depois o mesário libera a urna eletrônica para que o eleitor possa exercer o seu direito e dever de votar. Além disso, o mesário tem como objetivo garantir o sigilo do voto e a tranquilidade necessária no local de votação e zelar pela segurança da urna eletrônica durante a votação, pois o mesário é a autoridade máxima dentro da Seção Eleitoral.

Mesário Voluntário Eleições 2014 - Participar, TRE 02

Contudo, existe dentro dos TREs um programa chamado de Mesário Voluntário que visa atrair a participar espontânea da população para trabalhar nas eleições a serem realizadas. O programa está constantemente aberto sendo que qualquer pessoa pode se inscrever independente da existência de eleições próximas ou não.

Para se candidatar é muito simples bastando comparecer a Junta Eleitoral da sua cidade e solicitar participar do programa Mesário Voluntário. A única exigência para participar do programa é ser maior de 18 anos de idade, contudo não poderão participar parentes até segundo grau de candidatos, o próprio candidato, membros, fiscais e delegados de partidos políticos, agentes policiais, funcionários do serviço eleitoral e menores de 18 anos.

Os benefícios para os mesários vão desde o recebimento de um Certificado de Participação no Programa que garante vantagem em caso de empate em concursos onde essa possibilidade conste no edital, a obtenção de folga em dobro para o número de dias trabalhados nas eleições – um mesário convocado ganha apenas o dia trabalhado e os bolsistas da OVG são atribuídas 96 horas extracurriculares.

O mesário voluntário pode exercer diversos cargos dentro de uma seção eleitoral – cargos estes que vão desde ser o Presidente da Mesa, 1º ou 2º Mesários ou ainda ser o Secretário da Seção e ficar responsável pelo registro de como foi o andamento de todo o trabalho desde a abertura até o encerramento em ata.







Artigo Citado

  1. Empregos temporários eleições Municipais 2016 – Trabalhar | Vagas Abertas 2016 - 25 de fevereiro de 2016

    […] Mesário é aquela pessoa que fica no local de eleição organizando as atividades. Apesar de não ser uma atividade remunerada ela traz alguns benefícios que podem interessar especialmente por garantir dois dias de vagas para cada dia trabalhado na função. Saiba mais sobre ser mesário! […]

Deixe um Comentário