Empregos

Modelos de carta de demissão Prontas

Sair de um emprego nunca é fácil. Muitas vezes, as pessoas adiam o momento de abandonar o barco, seja por medo de não encontrar outra coisa ou mesmo por gostar do ambiente de trabalho.

Mas, em alguns momentos, o pedido de demissão é inevitável. Como quando surge aquela proposta irresistível para a vaga dos sonhos. E, quando isso acontece, muitas vezes não basta apenas comunicar verbalmente ao seu então chefe que você está deixando a empresa. É preciso formalizar a decisão. E aí entra a carta de demissão.

A carta de demissão nada mais é do que um documento em que o empregado comunica formalmente ao seu até então empregador o desejo de sair do emprego. Esse documento é importante para mostrar que a decisão partiu do empregado, sem qualquer tipo de pressão e para que o pedido de desligamento seja documentado.

Embora se trate de um documento relativamente simples, algumas pessoas têm dificuldades em escrever uma carta de demissão. Pensando nisso, separamos alguns modelos de cartas de demissão que vão te ajudar a preparar a sua, caso esteja pensando em alçar novos voos.

Como fazer uma carta de demissão

Conforme mencionamos antes, a carta de demissão é, em tese, algo bastante simples. Para começar, ela precisa ser escrita à mão. Caso ela seja digitada, não irá servir, já que ela é um comprovante de que o próprio empregado quem a redigiu.

Em uma carta de demissão é preciso inserir algumas informações, como o nome de quem está se demitindo, a assinatura, o nome da empresa a quem o documento se dirige, local e data, tanto do documento quanto do aviso prévio e a informação se o então ex-empregado irá cumprir ou não o aviso prévio.

É preciso, também, deixar por escrito que você está se desligando de seu cargo (aqui não é preciso contar os motivos de sua decisão, visto que é um documento legal. Seja sucinto) e informar também o nome do cargo que você ocupa, para que a empresa saiba o posto que terá de buscar um substituto.

Modelos de carta de demissão pronta

Como mencionamos, existem alguns modelos de carta de demissão prontas que vão ajudar nesse momento. Um deles é o modelo de carta formal com aviso prévio.

Aqui, a linguagem é bastante formal, e o trabalhador informa que irá cumprir o aviso prévio e menciona a data do início e fim deste aviso. Na carta informal com aviso prévio, o texto é mais descontraído, e o trabalhador menciona a data de início e fim de seu aviso, para que a empresa possa se organizar.

Outro modelo de carta de demissão pronta é a formal sem aviso prévio, onde o trabalhador informa que não cumprirá o aviso prévio e, por isso, pede dispensa para que possa se desligar imediatamente da empresa.

Já o modelo informal sem aviso prévio permite que a pessoa seja um pouco mais descontraída, efetivamente se despedindo e deixando claro que não cumprirá o aviso. Desta forma, o empregador já passa a buscar um novo colaborador.

Veja logo abaixo alguns modelos de carta de demissão.

Modelo 1

Modelo 2

Modelo 3

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo