Dicas

Mulheres ocupando os melhores lugares no mercado de trabalho

Toda a expansão das mulheres no mercado de trabalho vem cada vez mais sendo um grande alvo de estudos, principalmente pelo fato de ser um fenômeno muito recente e ainda ficar carregado de diversos tipos de relações consideradas de ordem social. Surgem com isto muitos estudos a respeito de toda a crescente participação das mulheres no mercado de trabalho, e com isto temos fatores demográficos, culturais e ainda econômicos.

Há várias décadas toda a porcentagem de mulheres que são economicamente ativas vem aumentando consideravelmente. E tudo sito se deve principalmente entre vários fatores aos movimentos políticos e ainda sociais que ocorreram no mundo durante as décadas de 60 e de 70. Toda a mudança de padrões considerados culturais acabam impulsionando as mulheres a cada vez mais estudarem e também a participar dos mercados de trabalho de forma bastante precisa e consistente.

Mulheres ocupando os melhores lugares mercado de trabalho

O que os estudos indicam sobre as mulheres no mercado de trabalho

São diversos estudos existentes sobre as participação cada vez mais significativa das mulheres o mercado de trabalho, e com isto é possível se concluir que este tipo de aumento das mulheres surge por uma série de motivos, e não são somente padrões culturais que mudaram. Em toda a literatura existe um tipo de consenso de que os fatores primordiais para determinar uma possível feminilização do mercado é um aumento dos níveis de escolaridade das mulheres brasileiras nos últimos anos, tudo isto graças a evolução dos diversos valores sociais.

Fatores Importantes

Estes fatores ainda vem levando em conta a queda de taxas de fecundidade devido as adoções de métodos considerados anticonceptivos, estes que se tornaram ainda mais acessíveis e diversificados nos últimos tempos. Desta forma todas as mulheres mais instruídas acabaram tendo um menor número de filhos, tornando assim as mulheres mais disponíveis para o mercado de trabalho além de todas as atividades econômicas.

Outro grande fator foi a estagnação econômica, além de uma elevada inflação e mudanças nas estruturas do emprego que são vividas pelo Brasil desde a década de 80, o que vem trazendo cada vez mais uma maior participação das mulheres no mercado de trabalho.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo