Novas Regras de avaliação no Enem 2012

Você achava o Enem difícil? Saiba que a correção irá ficar ainda mais rigorosa para o ano de 2012. Segundo o Ministro da Educação, o MEC fez uma avaliação e descobriu que vários erros na redação estavam passando despercebido pelos olhos dos profissionais que cuidavam da correção. Para evitar que esses erros passem despercebidos, o MEC, resolveu criar um novo sistema, um  “filtro mais preciso” que tem por finalidade “pegar” mais erros durante a correção da redação dos candidatos.

Novas Regras

Para aumentar mais a capacidade de correção, dois profissionais irão ficar responsáveis por uma prova. Será feito uma avaliação e a margem de diferença de ambos pode ser de até 200 pontos. Caso essa margem dentro do esperado, será feito um cálculo aritmético para saber o resultado final da redação. Caso esses pontos fiquem com uma diferença maior, será feito uma terceira correção para saber onde está o erro do profissional que estava corrigindo a prova.

A equipe de avaliação denominada banca, será formada por três profissionais responsáveis por corrigir as provas e esses profissionais ficaram por responsabilidade de um professor “doutor” que formará a banca, sendo um quatro integrantes.

Para conseguir esse aumento na correção o Ministro da Educação informou que o numero de avaliadores aumentou de 3.000 para 4.200. Quem já pesquisou sobre o Enem ou já participou sabe que a redação precisa cumprir cinco competências e cada uma dessas competências vale 200 pontos.

Mais Informações

Como foi informado pelo MEC e também pelo Ministro da Educação, essas regras já começam a valer para o ano de 2012. Os candidatos que forem participar do Enem devem ficar atentos para qualquer novidade que venha a aparecer, para que não fiquem perdidos durante a prova. Lembrando que essa mudança não é algo para se preocupar, mesmo porque não mudará nada na prova e sim em sua correção.


 



4 Comentários