Dicas

O Pronatec vai acabar? Verdade ou Mentira

Com a crise instalada no governo federal e com a série de cortes no orçamento que foram feitos, nas mais variadas pastas, muitos programas sociais que acabaram se tornando importantes nas vidas das pessoas correm o risco de terminar. Recentemente, diversas informações foram divulgadas a respeito do Pronatec, o programa educativo destinado a oferecer bolsas de estudo nos cursos técnicos.

Uma das informações que mais repercutiram, especialmente nas redes sociais, afirma que o programa está com os dias contados e que as pessoas não mais poderão tentar uma destas vagas de cursos profissionalizantes. Mas, antes de saber se o programa realmente vai terminar ou não, é importante entender o que é o Pronatec e de onde saíram estas informações.

O Pronatec vai acaba

O que é o Pronatec?

O Pronatec acabou se tornando mais conhecido como o “Prouni do ensino técnico”. Trata-se de um programa do governo federal que paga entidades para que elas abram vagas em cursos técnicos para os alunos que comprovarem carência financeira. No Brasil, os responsáveis pelas vagas são os Institutos Federais, o SENAI e o SENAC.

Assim como acontece com o Prouni, os alunos podem ir buscar estas vagas diretamente na instituição que está oferecendo o curso, com a diferença que cada instituição aplica o tipo de seleção que julgar apropriado. Algumas criam provas nos moldes do Vestibular, enquanto que outras acabam utilizando as notas do ENEM.

Cortes nas verbas da educação

Ao longo do ano, o governo da presidenta Dilma cortou uma série de verbas das mais variadas pastas do governo, com o objetivo de reduzir a crise financeira. Um dos ministérios que acabou perdendo dinheiro é o da educação. Com isso, diversos programas acabaram correndo o risco de serem cancelados.

Pronatec está confirmado para o 2º semestre!

Felizmente, o novo ministro Mendonça Filho afirmou que o Pronatec terá novas vagas para o 2º semestre. O comandante do MEC afirmou que, apesar de não existir orçamento previsto, fará um acordo com o Ministério do Planejamento para que seja disponibilizado dinheiro para a abertura de novas vagas nos cursos técnicos ainda neste ano de 2016.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo