Perguntas Comuns em Entrevista de Emprego – Respostas

As empresas estão sempre a procura de novos profissionais que ofereçam muita experiência e que não apresentem muitos pontos negativos. Para encontrar esse funcionário uma empresa utiliza de vários meios e um desses meios é com certeza a entrevista de emprego, como o próprio nome já diz, trata-se de um profissional que já atua na empresa, entrevistando uma pessoa que também quer seguir uma carreira profissional dentro dessa empresa. Os entrevistadores são sempre muito bem instruídos para prestar atenção até mesmo nos pequenos movimentos dessa pessoa que está sendo entrevistada, tudo para oferecer um “laudo” completo da pessoa para empresários ou área de contratação.

Perguntas Frequentes e Respostas 

Fale sobre você: Essa pergunta é o que podemos denominar como clássica, justamente por que todas as entrevistas de emprego ela é sempre a primeira a ser feita e talvez uma das mais complicadas de serem respondidas. Para responder priorize sempre seu perfil profissional, não fale de você de modo pessoal justamente por que você está procurando um emprego e não se “vangloriando” como pessoa, lembrando sempre de ser direto em tudo o que diz.

Por que se candidatou a uma vaga de emprego nessa empresa: Para se preparar para essa pergunta, procure informações sobre a empresa e seus segmentos, tenha em mente que essa é uma boa hora de colocar que você conhece um pouco mais sobre a empresa, falando de suas qualidades, ramos de trabalho e reconhecimento dentro do mercado.

O que você procura em um emprego: Para responder essa pergunta seja muito direto e especifico, as opções são várias, como por exemplo, aumentar minha capacidade profissional, aumentar minha qualificação profissional e consequentemente ajudar muito a empresa.

O que você faz em seu tempo livre: Primeiramente seja sincero na resposta, por mais que você acredite ser imperfeito, em várias situações essa resposta mostra alguns detalhes de sua personalidade e com certeza a sinceridade é algo que conta muitos pontos, principalmente em uma entrevista de emprego.

Fale sobre seus pontos negativos ou defeitos: Esse é o ponto crucial de uma entrevista de emprego, diga que você é muito perfeccionista, muito organizado que gosta das coisas sempre no mesmo lugar e muito teimoso e persistente, o que acaba se tornando um defeito. Nunca diga que você não gosta de cumprir horários ou outra coisa que lhe afete profissionalmente.