Cursos

Programa Pronatec EJA 2022 – Como funciona? Participar

A vontade de estudar atinge um enorme público, inclusive composto por pessoas que deixaram a sala de aula há um tempo. Essas pessoas que desejam retomar os estudos e adquirir uma profissão podem optar pela Educação de Jovens e Adultos (EJA) associada ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). Para participar, no entanto, deve-se saber como o programa PRONATEC EJA 2022 funciona.

 

O que é o programa PRONATEC EJA?

O PRONATEC é uma iniciativa pública que permite aos estudantes de menos condição estudar e ficar qualificados para o trabalho. São vários os cursos técnicos oferecidos pelo programa, que está presente em todo o país, bastando ao estudante escolher aquele que mais o agrada.

Programa Pronatec EJA 2016

O programa agora abre uma porta para aqueles que não finalizaram os seus estudos e que precisam de uma profissão para participar das disputas do mercado com maiores chances de sucesso. Dessa forma, o cidadão não apenas poderá conseguir o diploma do Ensino Fundamental ou Médio, mas também qualificação.

 

Alguns cursos do programa PRONATEC EJA 2022

São muitos os cursos que o público pode escolher quando o assunto é PRONATEC EJA. As áreas que podem ser estudadas são Processos Industriais, Hospitalidade, Infraestrutura, Cozinha, Produção Industrial, Lazer, Segurança do Trabalho, Comunicação, Farmácia, Turismo, Administração, Recursos Naturais, Informática, Saúde, Alimentos e várias outras.

 

Como participar do programa PRONATEC EJA 2022?

Para tomar parte nesse programa é preciso atender a alguns requisitos, como idade mínima para quem deseja continuar o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio. Se o candidato à vaga pertence a uma família beneficiária dos programas sociais, há mais chances de conseguir estudar, sendo preciso provar o benefício mediante os documentos adequados.

Existem duas instituições de ensino que costumam fornecer os cursos do PRONATEC EJA: o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Durante todo o ano são encontrados cursos nessas instituições e, por isso, recomenda-se buscar informações no lugar que ministre o curso procurado, incluindo orientação sobre as inscrições.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo