Pronatec Jovem Aprendiz 2016 – Inscrições

Conseguir uma colocação profissional é a vontade de muitos jovens, embora seja comum que haja dificuldades para conseguir um trabalho. Assim, eles têm a oportunidade de fazer parte do PRONATEC Jovem Aprendiz 2016, que visa ajudar os estudantes a conseguir uma vaga no mercado.

O que é o PRONATEC Jovem Aprendiz?

Conseguir um trabalho pode ser difícil para os jovens e essa dificuldade gira em torno do fato de eles não possuírem nenhum tipo de experiência, o que faz com que muitas empresas os dispensem. É essa a realidade que o PRONATEC Jovem Aprendiz quer mudar.

Esse é um recurso oferecido pelo Governo Federal associado ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) que pretende fazer com que o processo de busca por um emprego seja mais fácil para os jovens. As empresas são estimuladas a contratar os aprendizes por essa contratação ser feita com menor custo e isso acontece porque a responsabilidade pelo pagamento do certificado do PRONATEC não será da empresa e sim do Governo.

Pronatec Jovem Aprendiz 2016 - Inscrições

Outra redução no gasto das empresas ao contratar pelo PRONATEC Jovem Aprendiz é o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS): antigamente, o valor recolhido pela empresa para esses jovens era de 8%, mas, aderindo a programa, passará a ser de apenas 2%.

 

Foco do PRONATEC Jovem Aprendiz

O programa dá preferência aos jovens que estão matriculados na rede regular de ensino, ou seja, que estão estudando. Além disso, os jovens que vêm de família com baixa renda também têm prioridade na hora de conseguir uma vaga de emprego, assim como aqueles que vivem em zona de risco.

 

Como participar do PRONATEC Jovem Aprendiz?

As empresas que desejarem fazer parte dessa iniciativa devem efetuar a inscrição no “Mais Emprego”, site do Ministério do Trabalho e Emprego: http://maisemprego.mte.gov.br/portal/pages/home.xhtml. Depois de feitas todas as inscrições, o MTE e o Governo definirão quantas vagas devem ser abertas para atender a todas as solicitações. No momento, as instruções são apenas para as empresas e os estudantes devem aguardar as orientações.


 



6 Comentários