SisuTEC 2015 – Cursos e Inscrições

A sigla quer dizer Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica. O programa se destina aos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio, cujo propósito é o de ingressar em cursos técnicos. É importante consultar no site oficial quais são as instituições participantes, a fim de escolher os cursos disponíveis. Vale ressaltar que essa iniciativa é gerenciada pelo Ministério da Educação.

Vale destacar que essa proposta do governo, criada em 2013, tem o objetivo de ampliar a quantidade de profissionais técnicos no Brasil, visto que a demanda é grande, mas poucos são os que apresentam mão-de-obra qualificada. Até 2015, a estimativa é de 5 milhões de profissionais estejam disponíveis no mercado de trabalho. A medida também é uma alternativa para que estudantes do ensino médio obtenham a profissionalização, enquanto terminam os estudos.

Quem pode participar?

Estudantes que passaram pelo Exame Nacional do Ensino Médio.

Quanto custa?

As inscrições podem ser feitas, gratuitamente, no site oficial do SisuTEC. Nele constam outras informações necessárias para o procedimento.

Qual o período de inscrição?

O processo ocorre duas vezes, a cada ano e sempre no início do semestre letivo, sendo assim, os interessados precisam manter a atenção no calendário vigente para não perder o prazo.

Metodologia

Depois de participar do Enem, o candidato precisa aguardar o período exato para se inscrever. No ato, é preciso escolher duas opções de curso. Entretanto, deve-se colocar em primeiro aquele cujo interesse é maior. O interessado precisa informar se deseja entrar em concorrência com participantes que concluíram o ensino médio em instituições privadas ou públicas, bem como às vagas destinadas à estudantes de etnia parda, preto ou indígena. Vale ressaltar que esses dados podem ser alterados enquanto o período de inscrição estiver aberto.

Quando o prazo termina, o sistema fica responsável por selecionar os candidatos de melhor colocação, respeitando a quantidade de vagas referentes ao curso, na instituição em questão. Agora, a nota do interessado possibilitar ingresso nas duas opções escolhidas, fica valendo a primeira, por isso a classificação da ordem é tão importante. Após isso, o candidato está habilitado a efeituar a matrícula, dentro do prazo estipulado. Todavia, aqueles que não ficarem dentro da média estipulada, têm a oportunidade de concorrer nas vagas remanescentes. No primeiro semestre de 2014, mais de 300 mil candidatos participaram do processo.

Profissionais técnicos no Brasilsisutec

Cada vez mais, as iniciativas do governo federal se voltam para a capacitação profissional, pois como foi dito, no mercado há escassez de mão-de-obra qualificada. Para se ter ideia, dependendo da área de atuação, o profissional técnico pode ganhar mais de 10 mil reais. Essa afirmação é feita pelo diretor do Senai, Rafael Lucchesi.

Essa demanda tem mudado um pouco o cenário profissional, pois muitos estudantes buscam pela formação técnica, antes de ingressar na faculdade. Dentre as áreas mais valorizadas, destacam-se: técnico em edificações, técnico em produção de alimentos, técnico em petroquímica e técnico em computação. Para obter mais informações sobre o SisuTEC e ficar por dentro do calendário, consulte outras informações no site oficial.

Leia mais sobre cursos técnicos: http://www.fazerengenharia.com/categoria/cursos-tecnicos/







Um Comentário em “SisuTEC 2015 – Cursos e Inscrições”

  1. Juli

    27 nov. 2014

    Quem já esta cursando um curso superior poderá se escrever no sisutec?

    Responda este Comentário

Deixe um Comentário