Supletivo EJA DF 2014 – Inscrições, dicas

EJA, ou Educação de Jovens Adultos, é um tipo de educação básica destinadas a jovens adultos que não puderam terminar seus estudos do ensino fundamental e médio na idade apropriada. A ideia é levar a educação básica, direito essencial de todo ser humano, para o maior número de brasileiros possíveis, além de abrir para esses jovens adultos, melhores oportunidades de trabalho com a continuação dos estudos posteriormente, com cursos técnicos superiores.

Para o ensino fundamental, a idade mínima para ingresso no EJA é de quinze anos e para ensino médio, de dezoito anos. No Distrito Federal, a Secretaria de Estado da Educação oferece cursos à distância e presenciais nessa modalidade.

Supletivo EJA DF 2013

EJA Presencial

Os cursos do EJA presenciais são divididos em 3 segmentos de quatro semestres. Os dois primeiros cobrem os anos do ensino fundamental, com carga horária de mil e seiscentas horas cada. O terceiro segmento dura três semestre e cobre o ensino médio, com mil e duzentas horas.

As inscrições devem ser feitas pelo telefone 156 para fazer a telematrícula lembrando que deve-se escolher duas escolas de EJA, para o caso da primeira escolha não der certo. As matrículas podem ser feitas duas vezes por ano (semestralmente), informe-se sobre as datas das matrículas e dos resultados com a Secretaria de Educação do DF em www.se.df.gov.br.

EJA EaD

Já os cursos à distância são dados pelo Centro de Estudos Supletivos Asa Sul (CESAS) e só está disponível para o segundo e terceiro segmento (anos finais do ensino fundamental e o ensino médio inteiro). As inscrições devem ser feitas presencialmente na secretaria dos Centros. Informe-se sobre períodos de inscrições e resultados no site da secretaria www.se.df.gov.br.

Para facilitar o acesso às informações e para escolher onde e como se submeter ao EJA, confira todas as escolas envolvidas com a Educação de Jovens Alunos no Distrito Federal no documento: http://www.se.df.gov.br/wp-content/uploads/pdf_se/links_paginas/eja_escolas_12.pdf.

ENCCEJA E ENEM

Para conseguir a certificação dos ensinos fundamental e médio, é preciso passar por um exame unificado. No caso do ensino fundamental, o exame é o ENCCEJA e, para nível médio, o mesmo ENEM que os alunos fazem para passar em universidades federais e que o governo usa para avaliar a qualidade do ensino no país.

       





3 Comentários em “Supletivo EJA DF 2014 – Inscrições, dicas”

  1. maria penha cabral

    04 jul. 2013

    boa noite venho pedir ajuda tenho neto 16 anos esta sem estudar tem que fazer o 2 grau pode ser eja me ajude por favor agradeço atençao penha

    Responda este Comentário
  2. elisangela

    11 jun. 2013

    Não terminei o 7 ano e gostaria de concluir meus estudos .qual o procedimento?

    Responda este Comentário
  3. Nomeraimundinha

    08 jun. 2013

    Oi Nao terminei o ensino medio parei no primeiro semestre do terceiro ano e agora quero terminar e quero m escrever no eja cm faço?

    Responda este Comentário

Deixe um Comentário