Supletivo EJA DF 2015 – Inscrições, dicas

EJA, ou Educação de Jovens Adultos, é um tipo de educação básica destinadas a jovens adultos que não puderam terminar seus estudos do ensino fundamental e médio na idade apropriada. A ideia é levar a educação básica, direito essencial de todo ser humano, para o maior número de brasileiros possíveis, além de abrir para esses jovens adultos, melhores oportunidades de trabalho com a continuação dos estudos posteriormente, com cursos técnicos superiores.

Para o ensino fundamental, a idade mínima para ingresso no EJA é de quinze anos e para ensino médio, de dezoito anos. No Distrito Federal, a Secretaria de Estado da Educação oferece cursos à distância e presenciais nessa modalidade.

Supletivo EJA DF 2013

EJA Presencial

Os cursos do EJA presenciais são divididos em 3 segmentos de quatro semestres. Os dois primeiros cobrem os anos do ensino fundamental, com carga horária de mil e seiscentas horas cada. O terceiro segmento dura três semestre e cobre o ensino médio, com mil e duzentas horas.

As inscrições devem ser feitas pelo telefone 156 para fazer a telematrícula lembrando que deve-se escolher duas escolas de EJA, para o caso da primeira escolha não der certo. As matrículas podem ser feitas duas vezes por ano (semestralmente), informe-se sobre as datas das matrículas e dos resultados com a Secretaria de Educação do DF em www.se.df.gov.br.

EJA EaD

Já os cursos à distância são dados pelo Centro de Estudos Supletivos Asa Sul (CESAS) e só está disponível para o segundo e terceiro segmento (anos finais do ensino fundamental e o ensino médio inteiro). As inscrições devem ser feitas presencialmente na secretaria dos Centros. Informe-se sobre períodos de inscrições e resultados no site da secretaria www.se.df.gov.br.

Para facilitar o acesso às informações e para escolher onde e como se submeter ao EJA, confira todas as escolas envolvidas com a Educação de Jovens Alunos no Distrito Federal no documento: http://www.se.df.gov.br/wp-content/uploads/pdf_se/links_paginas/eja_escolas_12.pdf.

ENCCEJA E ENEM

Para conseguir a certificação dos ensinos fundamental e médio, é preciso passar por um exame unificado. No caso do ensino fundamental, o exame é o ENCCEJA e, para nível médio, o mesmo ENEM que os alunos fazem para passar em universidades federais e que o governo usa para avaliar a qualidade do ensino no país.

        





7 Comentários em “Supletivo EJA DF 2015 – Inscrições, dicas”

  1. sergio

    30 abr. 2015

    parei no 6 ano fundamental e gostaria de concluir os estudos , como me matricular e quando as vagas estão abertas ?

    Responda este Comentário
  2. jheniffer

    19 mar. 2015

    Boa noite, como faço pra me matricular no eja pela Internet?

    Responda este Comentário
  3. Maicon soares

    13 fev. 2015

    Oi, parei de estudar na 4° serie hoje já estou com 19 anos e queria voltar a estudar, e queria saber se posso fazer o ensino fudamental tendo 19 anos?

    Responda este Comentário
  4. Monica

    22 nov. 2014

    Oi , como faço pra me escrever tenho 15 anos e nao terminei o fundamental parei no 7° ano como faço ?,

    Responda este Comentário
  5. maria penha cabral

    04 jul. 2013

    boa noite venho pedir ajuda tenho neto 16 anos esta sem estudar tem que fazer o 2 grau pode ser eja me ajude por favor agradeço atençao penha

    Responda este Comentário
  6. elisangela

    11 jun. 2013

    Não terminei o 7 ano e gostaria de concluir meus estudos .qual o procedimento?

    Responda este Comentário
  7. Nomeraimundinha

    08 jun. 2013

    Oi Nao terminei o ensino medio parei no primeiro semestre do terceiro ano e agora quero terminar e quero m escrever no eja cm faço?

    Responda este Comentário

Deixe um Comentário