Trabalhar de Mesário nas Eleições 2016

As eleições se aproximam cada vez mais e com elas surgem aquelas placas convidando todos os cidadãos para exercerem o cargo de mesário voluntário. Será que vale a pena ser voluntário? E o que exatamente faz um mesário?

Sobre o cargo de mesário

Mesário é aquela pessoa que fica nas mesinhas para receber as pessoas que irão votar. Num só distrito de votação são empregados dezenas de mesários para acelerar o processo e também fornecer auxílio ao eleitor.

Trabalhar de Mesário nas Eleições

O ministério da justiça considera mesários parte extremamente importante do processo eleitoral porque eles permitem que tudo corra de maneira correta e calma. É a presença deles que organiza as filas, informa eleitores e garante que tudo correrá da melhor maneira possível.

Apesar de o ministério eleitoral poder convocar mesários de acordo com suas necessidades cidadãos também podem voluntariar-se para a função, nas últimas eleições mais da metade de todos os mesários foram voluntários.

Como ser voluntário?

O Tribunal Regional Eleitoral de cada estado é responsável pela convocação de seus mesários para a eleição. Portanto quem estiver interessado pode comparecer ao tribunal para se inscrever no programa ou realizar a inscrição pelo site. Como cada estado possui seus próprios métodos alguns podem exigir que o mesário compareça pessoalmente. Após se candidatar ainda é necessário esperar a aprovação do tribunal eleitoral e receber a convocação para exercer essa função.

Só é bom pensar bem antes de tentar ser mesário. Quem for convocado e não aparecer sem apresentar uma justificativa está sujeito a sofrer penalidades.

Quem pode ser voluntário?

Basta ser maior de 18 anos e estar de acordo com as leis nacionais para conseguir candidatar-se a um cargo de mesário.

Quais os benefícios?

Mesários não recebem qualquer benefício financeiro por exercer sua função, porém são remunerados de outra maneira. Para estudantes a atividade conta como atividade extra curricular e pode compor até o currículo profissional.

Para trabalhadores registrados também existe vantagem, a cada dia trabalhando como mesário o profissional conseguirá 2 dias de folga remunerada em seu emprego.







Um Comentário em “Trabalhar de Mesário nas Eleições 2016”

  1. Quero ser um voluntário a mesário nesta próxima eleição.

    Responda este Comentário

Deixe um Comentário