Empregos

Vagas de Emprego para Encanador

Não é de hoje que existe a profissão de encanador. Esse profissional detém de conhecimentos necessários para poder executar projetos hidráulicos, fazer instalação de encanamentos e de acessórios que são necessários para que esses sistemas consigam funcionar perfeitamente.

É ele que vai atuar realizando o reparo e também a manutenção dos sistemas hidráulicos. Em seu trabalho também podem estar inclusos encanamento, caixa d’água, torneira, vaso sanitário, caixa acoplada, rede de esgoto e afins.

Área de atuação

Para realizar seu trabalho por vezes é necessário realizar testes operacionais para verificar a pressão dos fluidos e estanqueidade. Em todas as instalações hidráulicas ele também realiza a manutenção tanto dos equipamentos quanto dos acessórios numa construção ou projeto.

Esse profissional é um especialista quando o assunto é instalar canos para ligar a água e o esgoto, redes internas de esgoto, pias, chuveiros, realizar instalações nos banheiros e nas cozinhas, torneiras, bidês, duchas, tanques entre outros.

Com tanta responsabilidade o encanador além de ser competente e responsável na profissão também deve saber trabalhar com as varias etapas que o serviço de tubulação e cano envolve numa obra. Ele somente pode desempenhar suas funções corretamente se compreender bem do sistema hidráulico da rede e o modo como ele funciona nos mais variados segmentos da construção.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para o encanador está muito bom com varias oportunidades sendo oferecidas. No entanto, a preferencia é para aquele profissional que sempre busca se capacitar e aprofundar seus conhecimentos dentro da função. Existe uma boa quantidade de engenheiros que procura por encanadores que tenham um bom conhecimento dessa área. O principal problema é que esse tipo de profissional tem se tornado uma raridade.

Seu salário varia de acordo com o grau de conhecimento que ele possui. Mas de uma coisa se tem certeza: ele não pode receber menos que um salario mínimo mensal. Na media, o salario para esse profissional está em torno dos R$ 1500.

Mas para que ingresse nessa área é necessário que o cidadão que deseja ser um encanador faça cursos técnicos que ensinem ao menos os conhecimentos fundamentais como é o caso das instalações de linha roscável, pias, lavatórios, torneiras entre outros. Dependendo do tipo de curso, até trabalhos com água quente, aquecedor solar, tubulações, tubulação de cobre entre outros também são ensinados. Isso faz com que as oportunidades de trabalho sejam ainda maiores.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo