Vazou! Prova e Gabarito oficial do ENEM 2015 vazou na Internet, Confira!

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2015 foram surpreendidos com a notícia do vazamento das provas e dos gabaritos oficiais na internet. Apesar de algumas pessoas pensarem que essa é uma coisa boa por poder saber as perguntas e respostas na verdade não é.

O que acontece pode acontecer com o vazamento das provas e dos gabaritos?

Sempre há a possibilidade de o exame ser suspenso e sua data mudada. Isso acontece porque o vazamento de questões e gabaritos, se confirmado, favorece as pessoas que tiveram acesso a essas informações e prejudica os demais participantes.

Vazou! Prova e Gabarito oficial do ENEM 2015

Vazamento de informações sobre o ENEM já aconteceu em outros anos

 Não é a primeira vez que a notícia de vazamentos no ENEM é veiculada: essa situação já aconteceu em outras edições da prova. Em 2009, o Ministro da Educação, Fernando Haddad, optou por cancelar a prova após um homem ter procurado o jornal Estado de São Paulo tentando vender uma cópia da prova. O Ministério da Educação (MEC) confirmou que as questões eram as originais da prova que seria aplicada.

 

Em 2011, denúncia disse que escola em Fortaleza teve acesso às questões

 Outro caso envolvendo vazamento (ou suspeita de vazamento) aconteceu em 2011, quando houve denúncia de que um colégio particular em Fortaleza teria aplicado um simulado com as questões do exame do próprio ano: o simulado ocorreu duas semanas antes do ENEM.

Na ocasião, o Ministério Público recomendou a suspensão da prova, uma vez que as questões eram apresentadas como cópia fiel ao exame, o que comprovava o vazamento. Entretanto, apesar da recomendação, a prova foi aplicada.

 

Em 2014: vazamento de tema de redação no Piauí

Uma estudante do Piauí teria recebido uma foto do tema de redação da prova, foto que seria verdadeira, de acordo com um delegado da Polícia Federal; o tema era “Publicidade Infantil no Brasil”. No mês de Novembro, outros estudantes também disseram ter tido acesso à foto; entretanto, a prova já tinha sido realizada.

 







Sem Comentários.

Deixe um Comentário