Vestibular

Veja 10 dicas que vão te ajudar a se preparar para o vestibular

Um dos maiores desafios para os estudantes que se preparam para o vestibular é conseguir controlar o estresse e a ansiedade. Mas manter uma rotina de estudos e tomar certos cuidados com relação ao ambiente e ao método de aprendizado ajudam a conquistar um melhor resultado na disputa por uma vaga na universidade.

Veja abaixo 10 dicas para ter um melhor desempenho nas provas:

  1. Procure um lugar calmo para estudar e de preferência sem interferências que possam desviar a atenção. Uma alternativa para quem sente dificuldade para se concentrar é estudar na biblioteca da escola, longe da internet e da TV. Procure manter o celular desligado durante esse período.fazer-vestibulares
  2. Reserve algumas horas do dia para revisar as aulas vistas no cursinho, seja usando suas anotações ou conteúdo extra. O tema deve ser revisado no mesmo dia que foi visto em sala de aula. Alguns sites e aplicativos podem ser bastante úteis, ajudando com anotações, oferecendo aulas em vídeo e permitindo que os alunos tirem dúvidas sobre os assuntos mais abordados em provas do Enem e Fuvest.
  3. Organize um calendário de estudos semanal e trace metas para melhorar seu desempenho com horários e matérias a serem abordadas.
  4. Estude de segunda a sábado e reserve o domingo para o descanso. Os sábados podem ser dedicados para a revisão do conteúdo visto durante a semana.
  5. Tente fazer pausas de 15 minutos a cada duas horas de estudo para relaxar e descansar a mente.
  6. Os alunos que vão prestar o Enem e o vestibular devem se manter informados dos principais assuntos da atualidade. Tente reservar pelo menos uma hora do dia para ler jornais e revistas. Além de te manter informado, a leitura ajudará na hora de escrever a redação.
  7. Procure fazer simulados e redações para saber se o método de estudos escolhido está sendo eficaz.
  8. Faça exercícios físicos regularmente. As atividades físicas ajudam a aliviar o estresse e dão mais disposição para a maratona diária de estudos.
  9. Reserve a última semana que antecede as provas para revisar todo o conteúdo visto até o momento, mas considere tirar algum tempo para relaxar e ir ao cinema com os amigos.
  10. Mantenha o pensamento positivo e uma postura otimista diante dos estudos. Depois de tanto esforço é preciso acreditar que o seu desempenho na prova será o melhor possível. Estar seguro no momento da prova é essencial para conseguir melhores resultados e desenvolver uma boa redação.

Artigo enviado pelo leitor Breno Oliveira

Redação Vagas Abertas

Coordenação de jornalismo do Vagas Abertas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo