Dicas

Você sabia? É possível tirar o Cpf online pela internet de graça

O CPF, Cadastro de Pessoa Física, tornou-se um documento essencial para que vários brasileiros e até mesmo estrangeiros possam realizar diferentes atividades e contratação de serviços, compra de bens, entre diferentes outras serventias que um simples número de cadastro possui.

Como o CPF era retirado antigamente?

Antes dos avanços tecnológicos, o CPF deveria ser retirado no BB (Banco do Brasil), CEF e ECT pela pessoa que desejava obser seu número de cadastro, fazendo com que a mesma devesse deslocar-se até o local para requisitar o serviço em questão e obter um pequeno cartão que, hoje em dia, não é mais fornecido.

Cpf online

Receita Federal e o serviço online

O CPF, emitido pela Receita Federal, órgão que efetivamente permite cadastrar seu número de pessoa física no banco de dados, criou uma nova possibilidade para todos os interessados que desejam emitir este documento.

Os interessados, desde o dia 02 de agosto, possuem a possibilidade de retirar o CPF por meio da internet, sendo que o serviço é oferecido de forma totalmente gratuita para que todos possam obter o Cadastro de Pessoa Física.

A principal vantagem da retirada do CPF pela internet é que o serviço funciona todos os dias, 24 horas, até mesmo nos feriados, exatamente por ser um sistema criado especificamente para o atendimento dos interessados, fazendo com que os mesmos não necessitem de qualquer agendamento ou programação para usufruir desta facilidade.

 

Como posso realizar o pedido?

Para tirar o CPF pela internet de graça é necessário seguir alguns passos, sendo que um deles é o acesso à página da Receita Federal (https://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/SSL/ATCTA/CPF/InscricaoPublica/inscricao.asp), assim, logo ao acessar o site, será possível visualizar um formulário para preenchimento, incluindo dados específicos como nome, data de nascimento, título de eleitor, sexo, nome da mãe, naturalidade, endereço, telefone fixo e telefone celular.

Ao completar o formulário, basta enviá-lo para o sistema que, automaticamente, será gerado o seu número de Cadastro de Pessoa Física, além do comprovante de inscrição do CPF, este que permite identificar seu cadastro para apresentação em órgãos e empresas, devido ao fato do cartão não ser mais distribuído.

O processo ocorre de forma instantânea, podendo gerar a cópia impressa para maior seguridade de seus dados e informações.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo