Dicas

1 de Maio Dia do Trabalho – História

O dia do trabalho é comemorado no dia 1 de maio, essa comemoração é feita tanto no Brasil quanto em outros países, sendo um momento dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e vários outros eventos que reivindicam os direitos do trabalhador. Para contarmos a história do dia 1 de maio, temos que voltar para o ano de 1886, em uma cidade que na época era considerada uma das industrializadas, a cidade de Chicago que se encontra nos Estados Unidos.

História 1 de Maio – Dia do Trabalho

Nessa já desenvolvida cidade, milhares de trabalhadores saíram as ruas para reivindicar melhores direitos trabalhistas, tais como salário e também a carga horária de trabalho que estava muito intensa, chegando a média de 13 horas diárias. Nesse mesmo dia aconteceu uma grande greve dos trabalhadores no país, fazendo com que a produção nesse dia chegasse a praticamente zero. Alguns dias após a manifestação houve um confronto de manifestantes com policiais, o que provocou a morte de vários manifestantes, sendo também o motivo de vários confrontos que acontecerão nos próximos dias.

No dia 04 de maio os manifestantes jogaram uma bomba nos policiais mantando 7 deles, o que desencadeou uma serie de mortes, pois os policiais começaram a atirar nos manifestantes, deixando muitos feridos e tirando a vida de outros tantos. Desdeo ano 1995 começou a se comemorar o dia do trabalho, ficando marcada como uma das maiores revoluções nos direitos trabalhistas, sem contar que houve grandes benefícios ao trabalhador, desde a iniciativa pela luta de melhores direitos.

Benefícios que o dia do trabalho trouxe ao Brasil

Esse confronto trouxe também alguns benefícios para nosso país, no dia 01 de maio de 1940 o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo, uma base que todos os profissionais deveriam receber, valor também calculado para que suprisse todas as necessidades básicas das pessoas, como moradia e alimentação. No próximo ano, novamente no dia 01 de maio, foi criada a Justiça do Trabalho, uma instituição que tinha como principal finalidade, zelar pelos direitos dos trabalhadores, impondo leis e também procurando a melhor forma de resolver problemas ligados a empresas e seus funcionários.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo