3 – Dicas para ser mais produtivo em trabalho Home Office

O home office é uma modalidade de trabalho que se espalhou pelo mundo e que é uma tendência para o futuro. Cada vez mais tarefas estão sendo desempenhadas pelos funcionários de suas próprias casas, por meio dos computadores, o que dá mais liberdade a esses trabalhadores e faz com que as empresas possam diminuir sua infraestrutura e gastar menos com vale transporte.

Para o profissional que trabalha de casa, no entanto, pode ser difícil manter a produtividade, sendo necessário apostar em algumas táticas para aumentar a disciplina e dar conta de todas as tarefas.

1 – Silenciar o celular

Algumas empresas não permitem que os funcionários manuseiem o celular enquanto estão em expediente, mas nem sempre é possível fazer isso em homeoffice. Afinal, há quem precise ficar em contato com os filhos, com clientes e muito mais.

Dessa forma, o mais inteligente é silenciar as notificações: dessa forma, o trabalhador só deve pegar o aparelho quando cumprir determinada parte do serviço, o que diminui as distrações.

2 – Determinar os objetivos do dia

Só é produtiva aquela pessoa que cumpre o máximo de tarefas determinadas; por isso, o trabalhador que faz home office tem de saber quais são as suas tarefas para cada dia. Para a organização se tornar mais fácil, uma dica é anotar tudo em papel ou em uma planilha.

Assim, atividades como “ligar para o cliente”, “responder ao e-mail com a cotação” e outras ficam mais fáceis de ser cumpridas. Inclusive, é indicado determinar essas tarefas de acordo com a sua urgência.

3 – Criar um horário de expediente

É importante que o home office não se confunda com a vida pessoal: apesar de o trabalho em casa permitir muitas vantagens, deve-se ter em mente que se trata de uma atividade profissional e que deve ser terminada de acordo com as ordens recebidas.

Para evitar que assuntos rotineiros invadam o espaço do trabalho e vice-versa, o melhor é estipular um horário de expediente e segui-lo, como se faz em casos de trabalho presencial.




Comentar