DicasNotícias

5 coisas que você deve fazer antes de estudar para concurso + bônus

Se você é um concurseiro de primeira viagem e não sabe como estudar para o concurso público, não se preocupe, tendo em vista que o início da trajetória de como começar a estudar para processos seletivos pode gerar diversas dúvidas.

Para lhe ajudar nisso, reunimos as principais dicas. Mas antes, vale frisar que as sugestões podem variar de pessoa para pessoa. Portanto, utilize-as de forma que melhor lhe convenha. Dito isso, confira as orientações.

5 dicas de como estudar para concursos públicos

  • 1. Escolha entre estudar em casa ou fazer um cursinho

Muitos concurseiros se depararam com a escolha entre estudar em casa ou se inscrever em um curso preparatório. Inicialmente, a maioria opta pelo ambiente presencial para familiarizar-se com o mundo dos concursos, interagir com outros estudantes e ter um primeiro contato com as matérias.

No entanto, com o tempo, uma parte significativa decide estudar em casa, aproveitando a flexibilidade para definir seu próprio ritmo de estudo e, de quebra, economizar tempo no deslocamento.

  • 2. Determinar o tempo de estudo diário

O tempo diário dedicado aos estudos varia de pessoa para pessoa, dependendo das obrigações pessoais e da capacidade individual de absorção de conteúdo. Alguns concurseiros conseguem focar apenas duas horas por dia, enquanto outros dedicam mais de 10 horas. Independentemente do tempo de estudo diário, é fundamental reservar cerca de 8 horas para descanso, garantindo a saúde e o bem-estar.

  • 3. Escolher o material de estudo

A escolha do material de estudo é uma decisão importante. Consultar concurseiros experientes e participar de grupos de discussão pode ser valioso nesse processo. Além disso, a preferência pessoal desempenha um papel fundamental na escola entre livros, PDFs impressos ou videoaulas. O material escolhido deve ser aquele com o qual você se sente mais confortável e eficiente.

  • 4. Fazer outros concursos

Alguns concurseiros ponderam sobre a validade de participar de outros certames antes de alcançar seu objetivo principal, são os famosos “concursos escadas”. Participar de concursos menos importantes pode proporcionar experiência e familiaridade com o ambiente de prova. No entanto, é crucial evitar gastar muito tempo em matérias que não são relevantes para o concurso desejado, para se desviar do foco principal.

  • 5. Planejar o estudo

A elaboração de um plano de estudos é fundamental para uma preparação eficaz. Concurseiros costumam criar dois planos: um antes do edital ser publicado e outro após o lançamento do edital. No primeiro plano, concentram-se em estudar matérias comuns a concursos na área de interesse, intercalando com exercícios para a fixação do conteúdo. No segundo plano, o foco é no conteúdo específico do edital.

  • 6. Dica bônus: paciência e persistência

A aprovação em um concurso público requer paciência e persistência. O tempo necessário para alcançar esse objetivo pode variar significativamente de pessoa para pessoa e de concurso para concurso. Alguns conseguem a aprovação em apenas alguns meses, enquanto outros levam anos. O segredo está em não desistir diante dos desafios e seguir se dedicando com determinação.

Bruno Gama

Jornalista do Vagas Abertas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo