Dicas

Novo salário mínimo 2021 – Confira valor

Um dos assuntos que chamam a atenção dos brasileiros todos os anos é a definição do salário mínimo, pois esse valor impacta diretamente todos os benefícios sociais e trabalhistas e também os valores praticados no comércio.

Dessa forma, não é para menos que muita gente queira saber como ficou o novo salário mínimo 2021. Descubra já em quanto o governo definiu o salário mínimo e entenda tudo o que terá de se recalculado a partir de então.

Valor do salário mínimo 2021

Demorou um pouco mais para que a população brasileira soubesse com certeza em quanto estaria o salário mínimo de 2021. O congresso aprovou o novo valor em R$1.088, o que na prática não é um aumento real.

Lembrando que no ano de 2020 o valor médio é de R$ 1.045. A partir dessa definição, fica estabelecido que os trabalhadores do país não podem receber um salário bruto menor que esse valor.

Impactos que o novo salário mínimo 2021 causará na economia

Não são apenas os empregadores que precisam providenciar a atualização dos salários dos seus funcionários (desde que eles recebam o mínimo): o INSS também começa agora um trabalho de recálculo de alguns benefícios. Um deles é o Benefício de Prestação Continuada (BCP/LOAS), que paga exatamente um salário mínimo às pessoas com deficiência e idosos sem aposentadoria.

Vale lembrar que a atualização do salário mínimo em 2021 também ajuda a modificar alguns preços no supermercado. Aliás, não se pode esquecer que este novo salário mínimo não muda muita coisa na prática, porém podemos notar que a inflação subiu bastante.

Fatores que determinaram o novo salário mínimo 2021

O governo federal utiliza sempre a análise dos mesmos dados para estabelecer o novo mínimo: trata-se do Produto Interno Bruto do país e também do Índice Nacional de Preços do Consumidor (INPC). Contudo, o cálculo deve sempre abranger o PIB de dois anos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo