Dicas

Estágio voluntário – o que é, como funciona?

O estágio é um grande momento para quem está em um curso: afinal, trata-se da oportunidade para que essas pessoas comecem a exercer a profissão, ainda que de forma supervisionada. Aliás, um bom estágio também costuma ser associado a uma bolsa-auxílio, que ajuda nas despesas do estudante.

Contudo, também existe o estágio voluntário, que não prevê pagamento de bolsa auxílio, mas que é igualmente interessante para a carreira e favorece muito o desenvolvimento do profissional, apesar de muitos o recusarem.

Como funciona um estágio voluntário

O estágio voluntário é igual ao comum, mas sem o pagamento de bolsa auxílio. No entanto, existe uma observação: a lei determina que ele só é aceito em certos cursos, quando o estudante é obrigado a estagiar de alguma forma. Por exemplo: quem faz licenciatura é obrigado a estagiar e, nesse caso, é permitido que as escolas ofereçam estágio voluntário.

Por outro lado, se o curso não exige estágio para conceder o diploma, todas as empresas que contratarem um estagiário devem pagar algum valor de bolsa auxílio a ele. Muitas vezes, essas empresas acabam arcando com o vale transporte e o vale alimentação, mas nem isso é obrigatório nesses casos.

Como conseguir um estágio voluntário

Para fazer um estágio voluntário é preciso entrar em contato com as empresas que atuem no ramo do curso que está sendo feito. Geralmente, elas mesmas publicam as vagas de estágio voluntário e isso acontece em sites como o NUBE.

O estudante também pode se apresentar à empresa pessoalmente, por e-mail ou por telefone e perguntar sobre a possibilidade desse tipo de estágio. Vale dizer que as vagas não remuneradas podem ser mais vantajosas para as empresas e, assim, mais fáceis de ser conseguidas.

Condições para participar de um estágio voluntário

Os estudantes que se propõem a fazer o estágio voluntário devem firmar um termo de compromisso com a empresa e provar que está frequentando as aulas do curso superior. Além disso, é importante ter um supervisor de estágio, normalmente concedido pela faculdade.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo