Dicas

Como abrir meu próprio negócio em 2023 – 5 Dicas

Abrir o próprio negócio é talvez o maior desejo de boa parte dos brasileiros. O sonho de manter a própria empresa e poder usufruir de seus frutos alimenta o sonho da independência financeira de muitos de nós. Contudo, ao mesmo tempo em que este sonho atrai tantos, deixa a muitos com grandes dúvidas.

A ideia nasce muito fácil na cabeça, mas até a abertura do negócio são muitos desafios e incertezas a serem vividos. Nada melhor do que poder contar com um passo a passo prático que auxilie no processo, dando minimamente um norte. Por isso, separamos 5 dicas essenciais para quem quer abrir o próprio negócio.

 

Conheça a burocracia e crie o plano de negócios

Muitos negócios tendem a desaparecer antes mesmo de se concretizarem, isto porque falta ao empreendedor o conhecimento sobre os trâmites burocráticos para abertura e manutenção, além da falta de planejamento. Ou seja, é preciso saber onde se quer chegar e de que forma isto será feito dentro das possibilidades reais com as quais se pode contar.

 

Conheça o seu negócio

Não há forma de conquistar um negócio próspero sem que se saiba exatamente o que está fazendo. Portanto, tenha certeza de que conhece o seu negócio a fundo e pode entregar ao mercado algo de real valor. Caso se sinta ainda inseguro, busque informações, estude, esteja pronto para entregar o melhor.

 

Conte com apoio estratégico

Funções como empreendedor, contador, gerente, vendedor, entregador, são muitas vezes acumuladas por uma única pessoa à frente de seu negócio. Isso pode criar um nível de exaustão que termina por desanimar, por isso, tente contar com a ajuda de alguém de sua confiança. Sonhos que se sonham juntos têm mais chance de se tornarem reais.

 

Aposte no diferencial de competitividade

É importante saber se já há alguém entregando aquilo que você pretende entregar. Caso sim, é ainda mais importante saber de que forma esta pessoa faz. Afinal, para se destacar será preciso entregar algo além e não mais do mesmo. Desta forma, poderá encontrar lacunas no serviço até então ofertado que deverá suprir com o seu formato de serviço.

 

Invista no marketing

Quem não é visto não é lembrado é uma das máximas de maior verdade do mercado. Portanto, invista na publicidade do sue negócio para alcançar novos e potenciais clientes. Hoje não é preciso gastar muito, com as redes sociais é possível dar grande destaque aos seus produtos e/ou serviços e estar ao mesmo tempo próximo do seu público.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo