Aplicativo ID Estudantil 2020 – como fazer passo a passo

Os descontos dados aos estudantes em eventos sociais e culturais já é uma tradição, mas o Ministério da Educação está modernizando a forma de acesso a eles: agora, será por meio do aplicativo ID Estudantil, que é encontrado na Apple Store e na Google Play Store.

A sua função é identificar o estudante e, quando o app for mostrado na entrada de algum evento, é dado o desconto devido. Para se cadastrar e ter os descontos, o indivíduo terá de provar que faz um curso tecnológico, que está na educação básica ou até que cursa ensino superior.

Até o momento, o Ministério da Educação já concedeu 28.476 carteirinhas e a solicitação por parte dos estudantes pode ser feita a qualquer momento. Com relação aos descontos, eles abrangem teatro, show, eventos culturais e cinema, garantindo que o estudante pague apenas metade do valor normal.

Passo a passo para o aplicativo ID Estudantil

O procedimento para tirar a carteirinha ID Estudantil é o seguinte:

 

  • Acesse aqui;
  • Escolha o perfil no qual se encaixa (dependente de estudante, com ou sem carteira de habilitação e menor de idade);
  • Confira se o nome do lugar onde você estuda está cadastrado no MEC;
  • Faça o download do app ID Estudantil apenas em uma das lojas virtuais já mencionadas;
  • Crie um cadastro no site gov.br (aqui);
  • Clique na opção “Adicionar”;
  • Faça a biometria facial por meio de uma foto tirada na hora, de acordo com as orientações;
  • Fotografe seu RG e faça o upload

 

Como usar a carteirinha do estudante

O ID Estudantil é muito simples: todo estabelecimento cultural deve fornecer 50% de desconto a quem estuda, pois isso está previsto em lei. Sendo assim, é só dizer que se deseja a gratuidade de estudante e apresentar o aplicativo ID Estudantil na tela do celular.

É muito importante lembrar que apenas os estudantes de instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação têm direito a fazer a carteirinha estudantil. Havendo dúvidas, basta contatar o 0800 616161 ou o [email protected]




Comentar