Apostilas para o concurso do IBGE 2020 – gratuitas, provas

Profissionais diversos serão contratados de forma temporária pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa foi a solução do governo federal para que se pudesse ter o quadro funcional completo no censo de 2020; porém, os concurseiros terão de aguardar até 180 dias para saber qual é a banca e poder ler o edital.

Por enquanto, ainda não se tem perspectiva sobre a remuneração dos contratados, mas sabe-se as vagas não serão apenas para os recenseadores: há cargos mais elevados precisando de servidores, como o de supervisor.

Espera-se que o edital esteja pronto até novembro, mas não é preciso esperar até lá para se preparar: existem apostilas gratuitas baseadas nos editais anteriores para as vagas em questão. No caso de mudanças no conteúdo cobrado, as editoras se comprometem a fazer a atualização de graça (desde que se trate de material digital).

Outra forma de estudar desde já para o concurso do IBGE é acessando as provas anteriores: em muitos sites, elas incluem o gabarito. Algumas opções de materiais serão indicadas a seguir.

Apostilas gratuitas para o IBGE 2020

O site Vagas Abertas tem apostilas, mas são do concurso de 2016; apesar disso, elas são muito úteis para que o concurseiro revise conteúdos básicos; para baixá-la, a pessoa acessa https://vagasabertas.org/apostilas-gratuitas-concurso-do-ibge-2016.html.

O Estratégia Concursos é um cursinho preparatório que sempre cria apostila para os principais certames do país e, claro, para o IBGE também. O site é https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/apostilas-gratis-para-concursos/ e também há outros materiais gratuitos que podem ser usados.

O site Passei Direto traz apostilas do concurso de 2017; como dito, esse tipo de apostila é muito bom para que os candidatos já comecem a “aquecer” a sua preparação. A página é https://www.passeidireto.com/arquivo/29455311/apostila-ibge-recenseadorer-2017-pdf/1 e pode ser necessário criar um login no site previamente.

Provas anteriores do IBGE

Muitos sites que se dedicam a informar sobre concursos públicos também liberam as provas anteriores de vários órgãos. Um dos sites onde há mais variedade de provas é o PCI Concursos, que as organiza por órgão: https://www.passeidireto.com/arquivo/29455311/apostila-ibge-recenseadorer-2017-pdf/1.


 




Comentar