ConcursosDicasNotícias

Assuntos que caem em concursos com nível de ensino médio

Passar em um concurso público é o sonho de milhares de pessoas, uma vez que estas oportunidades costumam garantir estabilidade financeira e um grande incremento no currículo. Porém, independentemente do nível de escolaridade exigido, os certames costumam ser bem difíceis, sendo preciso preparo e muita dedicação para se dar bem.

Se você almeja participar de alguma das inúmeras seletivas abertas em 2024, é preciso entender que para ter sucesso não basta apenas destinar horas e horas do seu dia para estudos. Na realidade, é importante buscar pela qualidade desse período de tempo, uma vez que nem sempre aprendemos algo ao longo de 4h ou 5h estudando, mas com disciplina e qualidade podemos aprender uma matéria em bem menos tempo.

Concursos de nível médio: como estudar?

Ao longo deste ano, diversos certames de nível médio serão abertos. Geralmente, eles oferecem mais vagas do que os de nível superior. No entanto, é preciso se atentar. Na prática, isso significa que a concorrência será maior e, por conta disso, é importante definir um direcionamento para a sua preparação, decidindo qual carreira deseja seguir no serviço público.

Após a tomada de decisão, ficará mais fácil selecionar quais concursos você irá prestar e quais assuntos serão necessários estudar, inclusive antes mesmo do lançamento dos editais. Depois, é hora de se organizar, definir os horários e estabelecer um plano de estudos para dar início à sua trajetória como concurseiro.

O que costuma cair em concursos de nível médio?

As seletivas que exigem nível médio possuem uma lista de matérias em comum — vale mencionar que essas disciplinas podem variar dependendo da prova que irá ser aplicada, mas no geral elas se fazem presentes nos concursos. Sendo elas:

  • 1. Língua Portuguesa;
  • 2. Matemática;
  • 3. Informática;
  • 4. Raciocínio Lógico;
  • 5. Direito Constitucional;
  • 6. Direito Administrativo;
  • 7. Atualidades.

Para descobrir quais assuntos serão abordados nos certames, a orientação é ler os editais. Caso o documento ainda não tenha sido divulgado pela banca organizadora, é possível verificar os editais das últimas edições dos concursos que irá fazer, pois os assuntos cobrados não costumam mudar muito.

Aprendizado eficiente

Uma das principais recomendações dos especialistas em preparação para concurso público é o chamado estudo ativo. De modo geral, estudar ativamente significa prestar total atenção no conteúdo que está sendo visto, e estimular o cérebro com perguntas e a resolução de problemas e questões. Isso torna fácil a retenção do conhecimento, além de otimizar o tempo de estudo.

Além disso, para se dar bem em qualquer concurso público, você pode recorrer a cursinhos preparatórios ou até mesmo aulas online. Ambos os métodos são eficientes, com a escolha dependendo de seu perfil e como você se sente mais confortável estudando.

Bruno Gama

Jornalista do Vagas Abertas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo