NotíciasEmpregos

Atenção! Governo bate o martelo e deve antecipar 13° salário

A incerteza dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) acabou. Foi anunciada oficialmente a antecipação do 13º salário, com a primeira parcela prevista para abril e a segunda para maio. Segundo informações do jornal O Globo, estima-se que essa medida possa injetar cerca de R$ 66 bilhões na economia já no primeiro semestre do ano de 2024.

Originalmente, a previsão era que o 13º salário fosse pago nos meses de agosto e novembro. No entanto, o governo federal decidiu antecipar o calendário, a fim de estimular a economia, especialmente em um momento em que a pandemia de Covid-19 ainda traz desafios econômicos. Este anúncio marca uma reviravolta, já que, desde o início da pandemia em 2020, o governo adotou a prática de adiantar o pagamento do 13º salário do INSS, desembolsando as duas parcelas nos meses de maio e junho.

Cálculo do 13º salário

Aproximadamente 33 milhões de pessoas, incluindo aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão ao longo de 2024, têm direito ao 13º salário do INSS. Para entender como funciona o cálculo do 13º salário, deve-se considerar que ele é dividido em duas parcelas e corresponde a uma mensalidade adicional do benefício regular do beneficiário.

Para aqueles que recebem o benefício durante todos os meses do ano, o 13º salário é simplesmente uma parcela extra do valor mensal.

A minuta do decreto que prevê a antecipação do 13º salário do INSS já foi enviada ao Palácio do Planalto, estando agora à espera da aprovação do Tesouro Nacional. Caso aprovado, os beneficiários do INSS poderão contar com um aumento de renda nos meses de abril e maio.

A primeira parcela será disponibilizada de acordo com o calendário de abril, e a segunda, prevista para maio. As datas exatas ainda não estão confirmadas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo