NotíciasVestibular

Atenção: prazo para inscrições no SiSU 2024 termina hoje (7)

O Sistema de Seleção Unificada (SISU), uma ferramenta administrada pelo Ministério da Educação (MEC), concede aos estudantes brasileiros a chance de ingressar em cursos de graduação em universidades públicas de ensino superior por todo o país. No entanto, o prazo para matrícula dos candidatos aprovados na primeira chamada do SISU 2024 termina nesta quarta-feira (7).

Após a divulgação dos resultados da seleção do SISU, os selecionados têm um período específico para efetuar a matrícula ou o registro acadêmico na instituição na qual foram aceitos. O MEC destaca que é de responsabilidade do candidato estar ciente sobre as condições, procedimentos e documentos necessários para completar a matrícula, bem como os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada universidade.

Lista de espera

Os estudantes que não foram selecionados na primeira chamada do SISU ainda têm a chance de conseguir uma vaga através da lista de espera. O prazo para os candidatos expressarem o interesse de participar da lista de espera também acaba nesta quarta-feira (7).

Para participar da lista de espera, os interessados devem registrar seu interesse através da página do SISU, no portal Acesso Único. É imprescindível frisar que a lista de espera pode ser utilizada durante todo o ano de 2024 pelas instituições participantes para preencher as vagas que não forem ocupadas na chamada regular.

Convocação dos candidatos na lista de espera

A convocação dos candidatos que estão na lista de espera pelas instituições de ensino superior está agendada para o dia 16 de fevereiro. Assim, é essencial que os candidatos que manifestaram interesse na lista de espera estejam atentos aos próximos anúncios das instituições para as quais se inscreveram.

O SISU em 2024

Em 2024, o SISU ofereceu um total de 264.181 vagas em 6.827 cursos de graduação de 127 instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil. Vale lembrar que a seleção do candidato só garante a expectativa de direito à vaga para a qual se inscreveu. O estudante deverá cumprir com os requisitos e procedimentos específicos da instituição para efetivar a matrícula.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo