Dicas

Auxílio Doença do INSS 2024: benefício poderá usar inteligência artificial; entenda

Segundo informações reveladas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a autarquia previdenciária passará a utilizar ferramentas alimentadas por inteligência artificial (IA). Por meio delas será possível, por exemplo, identificar fraudes em solicitações do auxílio doença por meio do Atestmed — sistema de pedido automatizado do benefício por incapacidade temporária.

Sendo assim, o trabalhador pode conseguir o auxílio sem a necessidade de se dirigir até uma das unidades do INSS para realização da perícia médica, ou seja, tudo será feito à distância.

A Dataprev vem desenvolvendo um robô com o objetivo de identificar potenciais fraudes no procedimento. Portanto, haverá uma varredura em todos os atestados presentes na plataforma Meu INSS que dizem respeito ao Atestmed. Com a implementação do sistema de IA, o órgão espera conseguir coibir um número maior de golpes contra a Previdência Social.

IA servirá como “ajudante” em solicitações do auxílio doença

O processo de análise por meio da IA contará com o cruzamento de informações, como nome do médico presente no atestado, número do CRM e o IP do aparelho por onde o documento foi emitido. Segundo o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, o modelo já é conhecido pelo Dataprev, não sendo muito diferente daqueles que outros órgãos do Governo Federal utilizam.

Nós queremos usar as ferramentas eletrônicas de automação e de inteligência artificial, que estão aí no mercado, o INSS não está inventando a roda, para que a gente possa não fazer mais só por amostragem o controle dos atestados, mas sim fazer um controle de todos os atestados“, explicou o executivo.

Ainda segundo Stefanutto, a ideia da ação é criar um banco de dados que irá auxiliar no processo de identificação de falhas e informações inconsistentes entre um atestado e outro. “Certamente, isso nos ajudará a ter um modelo mais eficiente, que concede em poucos dias o benefício, e mais barato“, destacou o presidente do INSS.

Quando a IA será implementada no sistema?

Vale lembrar que entre os meses de julho e dezembro deste ano, ocorreu a implementação do Atestmed. Assim, o INSS recebeu aproximadamente um milhão de solicitações do auxílio doença com análise do atestado médico à distância, ou seja, sem a necessidade da perícia presencial por parte do solicitante.

Em nota oficial divulgada, o INSS afirma que a ferramenta deverá sair até o fim de 2023. “A expectativa é de que ainda neste mês entrará em operação um novo sistema de inteligência artificial, que fará cruzamentos em bancos de dados para mapear irregularidades, com uso até de análise comportamental“, disse a autarquia.

Nos dias de hoje, o sistema de amostragem em vigor ocorre de forma manual e mesmo assim vem identificando a presença de potenciais fraudes. Uma delas, inclusive, já é alvo de investigação conduzida pela Polícia Federal. De modo geral, o novo mecanismo será importante para inibir esse tipo de falha.

Bruno Gama

Jornalista do Vagas Abertas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo