Programas sociais

Bolsa Família 2024 pode passar por grandes mudanças no pagamento

Desde a sua reativação em março deste ano, o Bolsa Família passou por uma série de mudanças, que vão desde as regras de elegibilidade até a implementação de benefícios adicionais. Inclusive, ao que tudo indica, o programa de cunho social deve passar por outra modificação em 2024, mas dessa vez no que diz respeito a forma de como os repasses são feitos.

Como bem sabemos, o Governo Federal, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), pasta responsável por administrar o Bolsa Família, e a Caixa Econômica Federal (CEF), encarregada de efetuar os pagamentos, formam o time que cuida do programa de transferência de renda.

Neste sentido, visando agilizar os repasses do Bolsa Família, as entidades estudam efetuar os pagamentos em um único dia. Atualmente, os pagamentos são feitos nos últimos 10 dias úteis de cada mês, com um grupo de beneficiários sendo contemplado a cada dia. Além disso, a ordem dos depósitos segue de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) de cada segurado.

Ou seja, caso a mudança seja de fato implementada, o sistema utilizado em 2023 não será mais adotado. A ideia, como mencionado há pouco, é agilizar os repasses, uma vez que as 21 milhões de famílias vivem situação de vulnerabilidade social e econômica. Todavia, vale ressaltar que nada foi confirmado pelo Governo Federal, pois se trata de uma projeto embrionário. Em outras palavras, o vindouro sistema pode ser bem diferente do que o previsto.

Última rodada de pagamentos do Bolsa Família

Enquanto aguardamos outras novidades referentes ao sistema de repasses do programa de transferência de renda, confira as datas dos últimos pagamentos do Bolsa Família de 2023. Lembrando que em dezembro os benefícios foram antecipados pelo Governo Federal por conta do Natal e do Ano Novo. Dito isso, confira quando cada beneficiário receberá o montante:

  • Segurados com FIS final 1: pagamento no dia 11 de dezembro (pago);
  • Segurados com FIS final 2: pagamento no dia 12 de dezembro (pago);
  • Segurados com FIS final 3: pagamento no dia 13 de dezembro (pago);
  • Segurados com FIS final 4: pagamento no dia 14 de dezembro (pago);
  • Segurados com FIS final 5: pagamento no dia 15 de dezembro (pago);
  • Segurados com FIS final 6: pagamento no dia 18 de dezembro (pago);
  • Segurados com FIS final 7: pagamento no dia 19 de dezembro (pago);
  • Segurados com FIS final 8: pagamento no dia 20 de dezembro (pago hoje);
  • Segurados com FIS final 9: pagamento no dia 21 de dezembro;
  • Segurados com FIS final 0: pagamento no dia 22 de dezembro.

Por fim, mas não menos importante, vale lembrar que os repasses do Auxílio Gás, benefício pago a cada dois meses, também vai ser efetuado em dezembro, junto com a parcela fixa do Bolsa Família. Sendo assim, todas as famílias devidamente registradas no Cadastro Único (CadÚnico), isto é, com os dados atualizados, vão receber o acréscimo de R$ 108 do Vale-Gás.

Bruno Gama

Jornalista do Vagas Abertas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo