Dicas

Bolsas e auxílios para universitários de baixa renda

Estar na universidade é uma sonho realizado para várias pessoas, mas pode ser bem complicado terminar o curso quando há dificuldades financeiras. Isso porque, mesmo que o estudante seja bolsista ou esteja em instituição pública, há despesas com alimentação, deslocamento e materiais.

Esses universitários devem conhecer e aproveitar as bolsas e auxílios para os estudantes de baixa renda, sendo criados tanto das próprias universidades particulares quanto do Ministério da Educação. Abaixo, algumas dessas bolsas e auxílios e como se inscrever.

Assistência para moradia ou auxílio aluguel

Essas são algumas das soluções para os estudantes de baixa renda que precisam mudar de Estado ou de cidade. Normalmente, os universitários moram juntos em acomodações e, para pedir alguma dessas duas ajudas, passa-se por entrevista com assistente social.

Outra etapa importante é a comprovação da situação financeira por meio de documentos. A assistência para moradia e o auxílio aluguel são oferecidos, majoritariamente, pelas instituições públicas de ensino superior.

Programa Bolsa Permanência

Esse programa é para assistência dos universitários quilombolas e indígenas e o seu manual, com explicações sobre público alvo e muito mais, está nesta página do MEC: http://sisbp.mec.gov.br/primeiro-acesso. Se contemplado, o estudante receberá R$ 900,00 como bolsa auxílio para que ele continue no curso superior.

Programa Nacional de Assistência Estudantil

Mais uma opção de auxílio para os universitários de baixa renda, ele serve para que as instituições de ensino superior federais consigam arcar com as necessidades básicas dos seus alunos, que compreendem apoio pedagógico, esporte, inclusão digital, transporte, moradia estudantil, creche, cultura, acesso à saúde e alimentação.

Os valores são mandados para a instituição federal, que tem a responsabilidade de dividi-los entre os seus universitários. O site do Programa Nacional de Assistência Estudantil é o http://portal.mec.gov.br/pnaes.

Assistência vinda de universidades privadas

 

Como visto, muitas das bolsas e auxílios são encontradas nas instituições públicas, mas as grandes faculdades particulares também podem assistir os estudantes com baixa renda. Essa assistência tende a ser via contratação de estágio, bolsa para esportistas, apoio emergencial, bolsa de iniciação científica e outros.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo