DicasProgramas sociais

CadÚnico: Lista reúne TODOS os benefícios disponíveis para inscrição em 2024

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) é a porta de entrada para diversas iniciativas de cunho assistencial. Por meio do banco de dados, as autoridades brasileiras conseguem monitorar a situação de famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica, as colocando em seus projetos como o Bolsa Família, por exemplo.

Todavia, apesar do registro ativo no CadÚnico ser o primeiro passo para começar a participar de um dos programas de transferência de renda do Governo Federal, a mera inscrição no banco de dados não garante o direito ou aprovação nas iniciativas, uma vez que o cidadão passa por uma análise para saber se de fato ele pode receber os auxílios.

Quais são os programas sociais que utilizam o CadÚnico?

Diversas iniciativas utilizam os dados presentes no CadÚnico como base. Com isso em mente, a seguir, confira os principais benefícios concedidos aos cidadãos de baixa renda do país:

  • 1. Bolsa Família (antigo Auxílio Brasil)
  • 2. Auxílio Gás;
  • 3. Programa Tarifa Social de Energia Elétrica;
  • 4. Isenção de Taxas em Concursos Públicos;
  • 5. ID Jovem;
  • 6. Carteira do Idoso;
  • 7. Programa Casa Verde e Amarela;
  • 8. Telefone Popular;
  • 9. Programa Bolsa Verde.

Porém, cabe destacar que cada programa possui suas próprias regras e critérios, com o único requisito em comum entre eles sendo o cadastro ativo e atualizado no CadÚnico.

Por onde posso fazer minha inscrição?

O cadastro possui duas etapas: o pré-cadastro e o cadastro presencial. É importante ter em mente que ambas etapas devem ser realizadas pelo responsável familiar ou representante legal.

  • 1. Pré-cadastro

Ao atender os requisitos informados há pouco, é possível fazer um pré-cadastro de maneira online. Para isso, basta acessar o portal oficial do CadÚnico — do qual você pode navegar clicando aqui. Uma vez no site, na página inicial, selecione a opção “Pré-cadastro” e insira os dados solicitados na tela.

Feito o procedimento, o responsável familiar tem até 240 dias (8 meses) para realizar o cadastro presencial. No entanto, vale frisar que o pré-cadastro trata-se de uma etapa opcional, porém ajuda a agilizar o registro para obter uma resposta mais rápida sobre os benefícios.

  • 2. Cadastro no CRAS

Agora é, hora de realizar o cadastro principal, que precisa ser feito presencialmente em uma unidade do CRAS. durante a entrevista, não é preciso que toda a família compareça. Portanto, caso o responsável familiar seja maior de 16 anos (preferencialmente mulher), poderá fazer o cadastro da família.

Leve a documentação obrigatória

O responsável legal deve estar munido de seus documentos pessoais e das pessoas que moram na mesma casa. Abaixo, você confere qual é a documentação solicitada:

  • Responsável familiar: CPF ou Título de Eleitor;
  • Outras pessoas da família (pelo menos um deles): CPF, Título de Eleitor, certidão de nascimento, certidão de casamento, carteira de identidade (RG) ou carteira de trabalho.

Bruno Gama

Jornalista do Vagas Abertas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo