Dicas

O que é Carteira de Trabalho Digital?

Logo que fazem 18 anos, ou até antes, os cidadãos já emitem a sua Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), que é onde as informações relacionadas à vida profissional ficam guardadas, servindo na contagem quando chega o período de aposentadoria. Esse documento é pedido se uma pessoa começa a trabalhar em um novo local: o RH solicita a carteira de trabalho para que novas informações sejam colocadas.

Entretanto, como a tendência é que as pessoas utilizem menos documentos impressos, o Ministério do Trabalho também disponibiliza uma CTPS digital, que está no início. Isso quer dizer que ainda não se pode abandonar a carteira de trabalho em papel, mas já se pode ter a virtual à disposição.

Existem alguns objetivos que o Ministério quer alcançar através da carteira de trabalho digital, como fazer com que os dados sobre os trabalhadores estejam mais integrados, além de permitir aos contratados ficar atentos aos seus vínculos profissionais e aos seus direitos.

A utilização da carteira de trabalho digital também servirá para que os locais que a emitem hoje, como o Poupatempo, fiquem menos cheios e, por isso, aqueles que ainda a solicitarem impressa serão atendidos mais rapidamente.

Informações relevantes sobre essa nova carteira

Essa versão digital não pode ser utilizada para identificação por enquanto: somente a carteira física será aceita. Unicamente as pessoas que já emitiram alguma CTPS antes poderão visualizar a nova ferramenta, que será por meio de um aplicativo. Uma função importante é que as pessoas que tinham uma carteira de trabalho física e a perderam não precisam agendar nada para requerer uma nova, podendo usar o aplicativo da carteira de trabalho digital.

Se a pessoa faz a sua CTPS há muitos anos e os seus dados não são atualizados, é só essa pessoa ir até a unidade mais próxima do Ministério do Trabalho com os seus documentos básicos para pedir a atualização. Os trabalhadores terão de ir ao Google Play Store ou então a Apple Store e procurar pelo aplicativo chamado carteira de trabalho digital.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo