Carteirinha Estudantil 2019 – Onde fazer

A carteirinha estudantil (também chamada de carteirinha do estudante ou Documento Nacional do Estudante) serve para que essas pessoas paguem menos em várias atividades culturais. Entregue no país todo e sendo emitida pela União Nacional dos Estudantes (UNE), é aceita em vários estabelecimentos e tem um QR Code para assegurar a proteção do seu usuário.

Algumas das ocasiões nas quais os estudantes têm desconto com essa carteirinha são os shows, não importando o seu tamanho e nem se o artista é nacional ou internacional. Os cinemas também permitem a compra de meia entrada para quem possui esse documento, o que serve para eventos culturais de qualquer natureza.

Ela custa somente R$ 35,00, adicionando-se o custo do frete. Todavia, esse valor será mudado em março de 2019, ou seja, é possível que quem pedir a sua carteirinha estudantil depois disso pague um pouco a mais.

Onde fazer

No site da União Nacional dos Estudantes, que é http://www.une.org.br/2011/08/faca-sua-carteira/. Deve-se clicar em “Solicite agora” e criar um perfil; para quem tem Facebook, é só clicar no botão correspondente para que as informações migrem para a página da UNE.

Será necessário scanear alguns documentos: a carteira de identidade, uma foto 3×4 e um comprovante de residência atualizado. A foto precisa deixar bem à vista o rosto do estudante, ou seja, ele não pode utilizar chapéus, toucas ou bonés.

Depois de fazer o upload dos documentos scaneados e enviá-los, o estudante só precisará imprimir a guia de pagamento e quita-la. Assim que a UNE receber a compensação, fará o envio da carteirinha estudantil.

Desbloqueio

Quando o documento chega, está bloqueado, como acontece com um cartão de crédito. Para o desbloqueio, o estudante tem de acessar o site da UNE, logar-se e clicar na aba “Minha solicitação”. Depois, haverá outra aba identificada como “Solicitações”; dentre as opções mostradas, escolhe-se “Desbloqueio de documento”.

A carteirinha terá uma faixa amarela com um código e ele estará reproduzido dentre vários outros: basta clicar nele (como uma alternativa de prova) e em “desbloquear”.


 




Comentar