Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Dicas

Como aprender a fazer leitura dinâmica

Muitas pessoas têm necessidade de ler vários materiais por dia: os professores, quem está estudando, os revisores, etc. Ler tudo da forma convencional faria com que essas pessoas perdessem tempo demais e é por isso que a leitura dinâmica é tão recomendada.

Com esse tipo de leitura, as pessoas absorvem as informações essenciais de todos os textos, mas focando em partes estratégicas. É possível aprender essa modalidade de leitura apenas com a prática e as dicas para uma leitura dinâmica eficiente serão mostradas abaixo.

1 – Não ficar relendo os parágrafos

A ideia de uma leitura dinâmica é compreender as ideias básicas do material e não fazer uma compreensão detalhada. Dessa forma, não se deve ficar relendo parágrafos: é preciso ler uma vez só, com atenção. Se o leitor verdadeiramente prestar atenção ao que está lendo, ele não precisará reler para identificar o ponto principal.

2 – Skimming

Com o Skimming, os leitores identificam as primeiras informações do texto e é recomendado fazê-lo como primeira etapa. Utilizando-o, é possível notar se o material tem gráficos, do que eles tratam, se há índice, qual é o título, etc.

Na realidade, muitos usam o Skimming sem saber: quando se passa os olhos por um texto para identificar determinada coisa, já se está usando a técnica. Por exemplo, quando se tem de olhar rapidamente um material procurando por determinada data ou nome.

3 – Se possível, fazer a leitura dinâmica em um lugar tranquilo

Mesmo que essa técnica vise a leitura mais rápida, continua sendo uma leitura e a concentração conta muito. Sendo assim, a compreensão das principais informações é bem favorecida se a pessoa não se submete a muitos barulhos. Aliás, evitar contato com qualquer distração é primordial.

4 – Ler maiores trechos de uma vez

O olho tem a capacidade de visualizar um espaço grande de palavras e é possível ler grupos maiores de palavras. Se a sentença é “Estava muito sol ontem”, não é preciso ler detidamente cada palavra: é só olhar a frase inteira e partir para a sentença seguinte.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo