NotíciasDicasModelos de Currículos

Como colocar faculdade incompleta no currículo?

Muitas pessoas iniciam a faculdade com sonhos a serem alcançados e metas a serem cumpridas. Porém, por razões diversas, acabam desistindo do curso. Existe uma maneira correta de colocar faculdade incompleta no currículo sem passar uma impressão negativa ao recrutador? 

Nem sempre é uma decisão fácil tratar de um curso inconcluso no currículo, pois é um investimento de tempo e dinheiro. Antes de decidir incluir ou não essa informação, vale a seguinte reflexão: só vale a pena incluir no currículo a faculdade trancada se ela for relevante para a vaga pretendida. Isto é, se o curso que iniciou e não finalizou tem relação direta com a vaga para a qual está se aplicando, vale mencioná-lo.

Agora, se a faculdade que você trancou não tem nenhuma ligação com a vaga, ignore esta informação. Lembre-se: é essencial evitar informações desnecessárias no currículo que possam causar desinteresse ou confusão ao recrutador.

Colocando a faculdade trancada no currículo

Se você decidir mencionar na seção de educação do seu currículo a faculdade trancada, é importante incluir os seguintes elementos: o nome da instituição; o nome do curso; até que período do curso você concluiu; possíveis conquistas acadêmicas durante o curso; notas (caso elas sejam muito altas) e atividades desenvolvidas durante o curso. Além disso, é importante explicar brevemente o motivo pelo qual você decidiu trancar a faculdade.

É perfeitamente possível transformar a situação de faculdade trancada em um ponto positivo no currículo. Se você trancou a faculdade por causa de dificuldades financeiras e pretende retomar o curso assim que possível, informar essa intenção ao recrutador pode mostrar sua determinação e sacrifício pessoal. Se você estava buscando um melhor equilíbrio entre vida pessoal, profissional e acadêmica, informar ao recrutador que a vaga da empresa permitiria que você retomasse os estudos pode ser uma boa estratégia.

Em todas essas situações, porém, é fundamental salientar: o mais importante é que a decisão de incluir ou não a faculdade trancada no currículo deve partir de uma análise cuidadosa de cada caso e do quanto essa informação será relevante para a avaliação do recrutador.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo