Estágios

Como conseguir um estágio na Prefeitura da minha cidade?

Os estágios não são conseguidos somente nas empresas privadas, mas também em órgãos públicos, como as Prefeituras. Além disso, esses estágios são concedidos, muitas vezes, as pessoas que estão no ensino médio também, sendo uma maneira de estimular os jovens a estar no mercado de trabalho. Para os estudantes de profissionalizantes ou de graduações, proporciona o cumprimento da obrigatoriedade do estágio e, experiência.

Porém, muitos cidadãos não sabem como conseguir um estágio na Prefeitura da sua cidade. Há algumas maneiras de esse órgão fazer seus recrutamentos, quase sempre por intermédio do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Também podem haver secretarias municipais envolvidas nos programas de estágio para seus cidadãos.

Quais são as vantagens de fazer os estágios da Prefeitura da minha cidade?

A maioria dos tipos de estágio é bem gratificante, inclusive financeiramente: eles tendem a pagar bolsa-auxílio e as pessoas também têm vale transporte e, dependendo do estágio, vale alimentação. A carga horária semanal é de 30 horas para os que estão no ensino profissionalizante ou no superior e de 20 horas para o ensino médio.

O motivo de essa carga horária ser menor é que os estudantes têm de manter seu bom desempenho escolar para continuar estagiando. A estabilidade é mais um fator para os estudantes: quando são admitidos em programas de estágio, eles recebem um contrato com a Prefeitura e, por isso, precisam trabalhar por aqueles meses, sem ser despedidos: a exceção é se houver alguma contravenção ou má conduta.

Uma coisa a esclarecer é que é mais difícil passar para um cargo comissionado: se o estágio fosse na rede privada, seria mais simples uma efetivação. No caso da Prefeitura, é necessário que o estagiário tenha se destacado demais e, principalmente, que ainda existam cargos comissionados naquele momento.

Como conseguir o estágio na Prefeitura?

Os cidadãos precisam acompanhar as redes sociais da Prefeitura em questão: isso tem sido uma das maneiras favoritas de fazer vários anúncios. Recomenda-se visualizar regularmente o site da Prefeitura e do CIEE.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo