Dicas

Como conseguir vaga em um colégio militar 2021

Os colégios militares são referência de disciplina e, normalmente, a qualidade do seu programa pedagógico é elevada. Seus professores são tanto civis concursados quanto militares que têm formação pedagógica, lembrando que há relativamente poucos colégios do tipo no país.

Uma das características do colégio militar é a lista de regras, que abordam até o visual dos alunos. No caso das meninas, é exigido:

  • Não usar esmaltes, maquiagens ou brincos extravagantes;
  • Respeitar os funcionários;
  • Cabelos compridos devem estar presos, inclusive com uso de renda preta;
  • Não usar alargadores ou piercing em qualquer ocasião relacionada à escola e na qual os estudantes estejam de uniforme;
  • Para cabelo curto, deve-se manter a franja presa e o comprimento deve ser até a nuca. Se for maior que isso, o cabelo precisa ser preso e deve-se colocar a renda.

 

Para meninos, as regras são:

 

  • Cabelo militar, o que significa não usar moicano, trança, topetes e outros);
  • Respeitar os funcionários;
  • Uniforme militar completo;
  • Não usar alargadores ou piercing em qualquer ocasião relacionada à escola e na qual os estudantes estejam de uniforme

 

Como conseguir vaga em um colégio militar em 2021

As turmas são de ensino fundamental e médio e o ingresso pode acontecer por sorteio. Os estudantes não precisam fazer prova escrita, sendo o bastante deixar com o colégio certas informações pessoais. A instituição avisará quando o sorteio acontecerá e os responsáveis pelos estudantes poderão assisti-lo. Para saber sobre os sorteios, deve-se tratar com o colégio militar.

Muitos colégios militares também escolhem os alunos usando uma prova. Nesses casos, existe um edital com os conteúdos, as possíveis cotas e todos os detalhes. Para saber dos editais, também é necessário tratar com o próprio colégio militar.

Tipos de colégios militares

Nem sempre esses colégios estão sob a jurisdição do exército: muitos deles ficam sob a responsabilidade da Polícia Militar de cada Estado. Alguns exemplos dessas instituições estão em São Paulo, Ceará, Bahia, Paraná, Minas Gerais e Rio de Janeiro. As regras são semelhantes em todos os tipos de colégios militares.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo