Dicas

Como criar sua reserva de emergência?

A reserva de emergência é uma das dicas mais ouvidas pela população: quem não tem uma quantia reserva de dinheiro guardada pode ficar em situação difícil no caso de um imprevisto. Pode ser que alguém fique doente, que o carro quebre, que seja preciso fazer um conserto em casa, etc. Sem um fundo de emergência, todas essas despesas (que podem pegar qualquer pessoa desprevenida), o pânico se instala.

O motivo pelo qual as pessoas não fazem reserva de emergência variam:

 

  • Algumas pessoas acham que não ganham o suficiente;
  • Algumas pessoas, por sua vez, acham complicado

 

Aprenda agora como criar sua reserva de emergênciapara ficar bem mais tranquilo em qualquer situação de imprevisto.

1 – Diminuir os gastos desnecessários

Não é preciso abolir os confortos, mas será que é necessário ter três pontos de TV a cabo na casa, por exemplo? Será que não daria para gastar menos com Uber no mês? Retirando um pouquinho desses gastos desnecessários, já sobra um pouco mais para a reserva de emergência.

2 – Não guardar a reserva em casa

Todo dinheiro que está à mão é muito mais tentador. Portanto, é quase obrigatório que o dinheiro referente à reserva de emergência fique na conta bancária ou em um investimento. Quem escolher deixar o dinheiro em uma conta deve usar a poupança, mas é válido reforçar que há muito mais investimentos com margem mais alta de lucro.

3 – Estar aberto às opções de investimento

As corretoras de ações e os bancos têm diversas opções de investimento com as quais o cidadão nem sonha. Entretanto, é importante dizer ao corretor ou ao bancário que se quer um investimento seguro, ainda que ele renda um pouco menos por mês. A respeito das corretoras de ações, uma observação adicional: não se deve deixar de procurar referências com outros investidores.

4 – Evitar as retiradas

O dinheiro que compõe a reserva de emergência só deve ser retirado com planejamento, como para uma viagem (e mantendo uma parte razoável dele na conta) ou em acasos reais de algum imprevisto.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo