Dicas

Como dar entrada no seguro-desemprego online – Site Oficial


Para encaminhar o Seguro-Desemprego anteriormente o trabalhador precisava agendar a sua ida a um posto de atendimento do SINE, para preencher um formulário e entregar toda a sua documentação. Apenas depois desse comparecimento ao SINE é que começa a contar o prazo de 30 dias para o recebimento do benefício.

Agora, isso acabou. Ao receber a documentação para o Seguro-Desemprego o trabalhador poderá fazer o pedido de forma online.

Como se dá o procedimento

A partir de 21 de novembro e logo que, receber a documentação para o encaminhamento do Seguro-Desemprego, poderá realizar o pedido pelo site do Emprega Brasil em https://empregabrasil.mte.gov.br. Preencher um formulário e se dirigir até uma agência do SINE pessoalmente, para evitar fraudes, num atendimento que será mais rápido e terá um prazo de 30 dias para receber o benefício.

Para ter acesso a todos os serviços do site, a primeira coisa a fazer é se cadastrar no respectivo endereço eletrônico e ao clicar em ´´Cadastrar“, abrira uma tela, que é uma ferramenta de autenticação do trabalhador na internet. Informe todos os seus dados pessoais, para serem validados no Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis) e se estiverem corretas, será direcionado para responder um questionário. Esse questionário terá 5 perguntas.

São perguntas sobre o seu histórico de trabalho de sua Carteira de Trabalho física. Após, o trabalhador irá receber uma senha provisória, desde que, acerte pelo menos 4 das 5 perguntas. Essa senha provisória deverá ser trocada no primeiro acesso. Ao fim desse cadastro, o trabalhador terá acesso aos serviços do Emprega Brasil para pedir o Seguro-Desemprego e deverá preencher novamente um cadastro que está dividido em 8 páginas, para ser direcionado automaticamente para a página seguinte.

O agendamento presencial

A próxima página é a do agendamento presencial para que esse cadastro seja confirmado, evitando as fraudes. Depois, será necessário aguardar a liberação das parcelas do Seguro-Desemprego que acontecerá em 30 dias após o preenchimento do documento que foi feito pela internet, passando esse prazo ocorrerá na semana seguinte.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo