DicasEmpregos

Como demitir um funcionário? Dicas para Demitir, mandar embora

A demissão é o processo que encerra o contrato de prestação de serviço vigente entre a empresa e uma pessoa física. Este é um momento delicado, que deve ser conduzido com toda a calma e tranquilidade, uma vez que a notícia pode ter um grande impacto negativo na vida da pessoa que está sendo dispensada.

Além disso, quando a demissão é feita de forma equivocada de acordo com as leis vigentes, o processo pode se transformar em uma grande dor de cabeça, pois dá margem para que o ex-funcionário abra um processo trabalhista contra a empresa em questão.

Como demitir um funcionário

Confira algumas dicas para conduzir o processo de demissão da maneira mais correta possível:

Cuidados pré-demissão

Durante o período anterior ao processo de demissão é importante que o responsável pela estejam certos do que vão fazer.

É preciso solicitar ao RH toda a documentação com antecedência. No caso das pequenas empresas, os contadores ou empresas de contabilidade podem auxiliar no processo. É importante também preparar o funcionário aos poucos e não deixar que a informação vaze. Pode ser usar também um carta de demissão.

Durante a demissão

A demissão sempre deve acontecer no início da jornada de trabalho do funcionário, e de preferência no começo da semana. É importante também que o funcionário seja comunicado deforma discreta e privada. É importante que a notícia seja dada diretamente pelo superior, que deve ir direto ao ponto, sem grandes rodeios.

É importante também explicar os motivos que levaram aquela decisão, mas é importante que a explicação seja feita de forma breve e segura. O objetivo não é iniciar uma negociação com o funcionário, uma vez que a decisão já foi tomada.

Após a demissão

Certifique-se, junto ao RH ou a contabilidade, se o funcionário vai receber tudo o que é seu de direito. Também é importante que exista uma orientação para que o funcionário saiba como deve proceder para encaminhar pedidos de seguro desemprego, por exemplo. É importante também que o líder ou chefe da equipe onde o funcionário trabalhava comunique a todos sobre o que acontece.

Por último, é sempre importante fazer uma avaliação fria do acontecimento, lembrando que a demissão quase  sempre não é culpa somente do funcionário, a empresa também tem uma importante parcela de culpa e precisa entender o que aconteceu para evitar que o erro persista.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo