Dicas

Como enviar currículo por e-mail para as empresas

A comunicação por e-mail ainda é bastante utilizada no mundo profissional, inclusive quando as pessoas estão mandando currículos. Porém, é um contexto muito formal no qual se deve impressionar os recrutadores e, para ajudar, seguem regras de como enviar currículo por e-mail para as empresas.

Não usar o básico “copiar e colar” no corpo do e-mail

O currículo profissional nunca deve vir copiado e colado no corpo do e-mail, a não ser que a empresa dê orientação expressa para isso, o que é bastante raro. Nessa parte, o melhor é que o candidato fale brevemente de si, mencione em qual ramo se especializou e qual a vaga que procura.

O currículo em si precisa estar anexado e todos os provedores de e-mail têm um botão identificado como “anexar”; aparecerá uma tela para que se procure o documento em questão no computador ou na nuvem e, achando-o, é só dar dois cliques. Recomenda-se que o nome do arquivo seja “Currículo para tal profissão” seguido pelo nome do candidato.

Documento preferencialmente em PDF

Nem todos os arquivos são abertos com facilidade em qualquer computador: tudo dependerá de quais programas a máquina tem. Por isso, não se deve nunca salvar o currículo como foto ou com formatos muito específicos: é melhor que seja Word ou PDF.

Os dois formatos são os universais no mercado de trabalho e, dentre eles, o PDF dá uma impressão profissional ao arquivo, devendo ser a primeira escolha. Para quem não sabe criar um documento nesse formato, é fácil:

 

  • Faz-se o documento no Word comum;
  • Clica-se em “Arquivo”;
  • Clica-se em “Salvar como”;
  • Escolhe-se uma pasta de destino;
  • Clica-se em “Tipo de documento” e procura-se, na lista, por “PDF”.

Identificar corretamente o assunto

É essencial que a linha “Assunto” seja preenchida e de forma objetiva. Se um profissional está se candidatando a contador, por exemplo, o assunto terá de ser: “CV – Contador”. Devido à variedade de grafias da palavra “currículo” (que pode ser escrita “curriculum” também) é mais seguro utilizar a abreviação “CV”.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo