Como enviar currículo por e-mail para as empresas

A comunicação por e-mail ainda é bastante utilizada no mundo profissional, inclusive quando as pessoas estão mandando currículos. Porém, é um contexto muito formal no qual se deve impressionar os recrutadores e, para ajudar, seguem regras de como enviar currículo por e-mail para as empresas.

Não usar o básico “copiar e colar” no corpo do e-mail

O currículo profissional nunca deve vir copiado e colado no corpo do e-mail, a não ser que a empresa dê orientação expressa para isso, o que é bastante raro. Nessa parte, o melhor é que o candidato fale brevemente de si, mencione em qual ramo se especializou e qual a vaga que procura.

O currículo em si precisa estar anexado e todos os provedores de e-mail têm um botão identificado como “anexar”; aparecerá uma tela para que se procure o documento em questão no computador ou na nuvem e, achando-o, é só dar dois cliques. Recomenda-se que o nome do arquivo seja “Currículo para tal profissão” seguido pelo nome do candidato.

Documento preferencialmente em PDF

Nem todos os arquivos são abertos com facilidade em qualquer computador: tudo dependerá de quais programas a máquina tem. Por isso, não se deve nunca salvar o currículo como foto ou com formatos muito específicos: é melhor que seja Word ou PDF.

Os dois formatos são os universais no mercado de trabalho e, dentre eles, o PDF dá uma impressão profissional ao arquivo, devendo ser a primeira escolha. Para quem não sabe criar um documento nesse formato, é fácil:

 

  • Faz-se o documento no Word comum;
  • Clica-se em “Arquivo”;
  • Clica-se em “Salvar como”;
  • Escolhe-se uma pasta de destino;
  • Clica-se em “Tipo de documento” e procura-se, na lista, por “PDF”.

Identificar corretamente o assunto

É essencial que a linha “Assunto” seja preenchida e de forma objetiva. Se um profissional está se candidatando a contador, por exemplo, o assunto terá de ser: “CV – Contador”. Devido à variedade de grafias da palavra “currículo” (que pode ser escrita “curriculum” também) é mais seguro utilizar a abreviação “CV”.




19 Comentários

  1. Macilda salviano
  2. jakeline Ferreira de Alkmim
  3. Maria Cristina magrini
  4. Lilian Paula Batista Jorge coutinho
  5. Lenicia querino Lopes
  6. Maiara
  7. Sonia Maria de Oliveira
  8. Micheli Nascimento de Oliveira
  9. MIRIAM AMARAL
  10. Aparecida Cristina de Oliveira
  11. Karina Cristina Bellini
    • Reneide Barroso de Araújo
  12. Adriane de Jesus Alves
  13. Maria de Fatima Martins
  14. Maria de Fatima Martins
  15. Eva da Silva
  16. Thales MIchel dos Santos Ferreira
  17. Adriana de Areujo
  18. Zilma Silva de JESUS

Comentar