Dicas

Como escolher entre duas ofertas de emprego?

É normal que as pessoas que procuram um emprego entreguem currículo em várias empresas e, por isso, recebam mais de uma proposta. Em alguns casos, pode ser bem difícil escolher em qual lugar começar a trabalhar e os pontos abaixo são cruciais para escolher entre duas ofertas de emprego.

Identificação com as atribuições

O profissional terá de lidar com a atribuições do emprego que escolher todos os dias e, por isso, deve ter identificação com elas. Dessa forma, uma pessoa que conhece um idioma, que não gosta muito de dar aula e que tem oferta para recepcionista ou instrutor deve escolher a segunda.

É por isso que se faz necessário ler a descrição de atribuições (que a maioria dos empregadores disponibiliza) e tirar eventuais dúvidas.

Conferir o tipo de contratação

Quando há mais de uma oferta de emprego, a forma de contratação pode pesar na hora de o candidato fazer sua escolha. Normalmente, os profissionais escolhem a contratação efetiva (CLT), mas há quem tenha preferência por ser freelance, prestador de serviço ou funcionário temporário. Se o regime de contratação não estiver claro ou existirem dúvidas, deve-se falar com o responsável pela vaga.

Salário

É inegável que o salário pesa para quem tem duas ou mais ofertas de emprego. Porém, não se deve pensar somente no valor bruto: é necessário averiguar o custo com transporte e se este é pago pela empresa em questão. Inclusive, é muito melhor financeiramente para o trabalhador escolher a vaga de emprego na qual há oferecimento de fretado ou vale transporte.

Distância de casa

Se o emprego fica muito longe, o trabalhador “perde” boa parte do seu dia, da convivência com a sua família e do seu descanso. Dessa forma, escolher um emprego em lugar mais próximo pode ser mais vantajoso.

Possibilidades de crescimento

Nem sempre são um fator decisivo: há quem não esteja tão preocupado em subir de cargo, mas sim em juntar dinheiro. Para a pessoa que quer ocupar cargos mais elevados, a existência de plano de carreira será determinante.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo