Dicas

Como escolho o vestibular, faculdade, curso? Testes

Para definir o que estudar é preciso levar em conta uma série de fatores: do que se gosta, o que se quer fazer, para que se tem facilidade, se é um ramo onde há possibilidade de crescimento, etc. Para ajudar a decidir, os testes vocacionais são uma ferramenta importante.

O que são os testes vocacionais?

São testes, produzidos por orientadores vocacionais, que têm o objetivo de testar a aptidão das pessoas a fim de ajuda-la na escolha da profissão que deve seguir. Entretanto, para que esse teste funcione é preciso responder sinceramente a todas as perguntas feitas.

Como escolho o vestibular, faculdade, curso

Algumas avaliações do teste vocacional

 O teste avalia as respostas dadas para uma série de perguntas para traçar o perfil da pessoa e encaixá-la em um bloco de profissões nas quais ela teria mais chance de ser bem sucedida. Alguns exemplos de avaliação do teste são: pessoas que se preocupam com o retorno financeiro, que desejam conhecer muitos lugares e que prefere se isolar quando este em um ambiente desconhecido dá prioridade ao sucesso profissional.

Já pessoas que optam por fazer algo de que gostam sem se importar com o retorno financeiro, que gostariam de fazer uma viagem de compras e de conforto, que é criativa, que preferem florestas e que procuram ter amizade com pessoas que tenham as mesmas ideias que elas dão prioridade a segurança. As prioridades das pessoas influenciam na escolha do vestibular, faculdade ou curso que serão feitos.

 

A profissão assinalada pelo teste é a que se deve fazer?

 O teste, ao final, fornece uma série de profissões nas quais a pessoa obteria êxito de acordo com o seu perfil. É possível escolher qualquer uma das profissões do bloco ou então escolher alguma que se assemelhe às que foram assinaladas.

 

Onde fazer um teste vocacional?

Na internet há uma série de lugares onde as pessoas podem fazer o teste para ajudar na escolha do vestibular, da faculdade, do curso, etc. Uma opção de teste é o do consultor Carlos Martins e está disponível no link http://www.carlosmartins.com.br/testevocacional.htm.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo