Dicas

Como escrever uma carta solicitando folga no serviço – Modelos

O mundo do trabalho é cheio de burocracias, sendo que em determinados casos os empregados precisam se submeter a uma quantidade maior de regras. Geralmente, o que acaba definindo isso é o perfil da empresa e também dos seus dirigentes, bem como o seu tamanho e a hierarquia de cargo.

Quando um profissional é contratado para uma determinada função, ele deve assinar, junto com um empregador, um documento chamado contrato de trabalho, onde estarão todas as características da vaga e também o que cada parte deve oferecer para a outra. No caso do empregador, ele deve pagar um determinado salário e também oferecer os benefícios de acordo com a lei, bem como oferecer as condições necessárias para a realização da atividade.

Como escrever uma carta solicitando folga no serviço – Modelos

Enquanto isso, os empregados precisam respeitar as normas da empresa e também devem cumprir uma determinada quantidade de horas de trabalho. Na grande maioria dos casos, os empregados acabam tendo que trabalhar umas 40 horas semanais, divididas em 8 horas por dia de segunda a sexta-feira. Mas existe uma infinidade de outras combinações possíveis de horários.

Em um primeiro momento, estes empregados não podem faltar ao serviço, ao menos quando existe um feriado que caia em dia de trabalho ou então quando ele está doente e apresenta um atestado médico, mas a grande maioria das pessoas acaba tendo que faltar um dia ou outro no trabalho para resolver alguns problemas pessoais.

Como solicitar folga?

Neste caso, os procedimentos que são adotados dependem basicamente do que a empresa estabelece. Em determinados casos, os empregados precisam apenas conversar com o seu chefe imediato e combinar uma forma de compensar as horas perdidas. Em outros casos, os empregados precisam criar uma carta de solicitação de folga, que deverá ser encaminhada para o setor de RH.

É importante verificar se a empresa não possui um modelo pronto de carta de pedido de folga que deve ser preenchido. Caso ela não tenha, geralmente o funcionário deverá se identificar na carta, colocar o pedido de folga, indicando o dia que faltará, explicar o motivo e depois indicar uma forma de compensar os horários perdidos.

Confira alguns modelos.

Modelo 1

Modelo 2

Modelo 3

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo